Apremavi esteve na inauguração da RPPN Papagaios de Altitude

16 abr, 2018 | Notícias

A Apremavi participou, no dia 14 de abril de 2018, da inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Papagaios de Altitude, em Urupema (SC). A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após o evento, todos foram até a reserva natural para uma interação entre amigos, realizando uma trilha interpretativa dos diferentes ambientes que a reserva natural preserva. A área, de 36 hectares, que está sob responsabilidade da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Projeto Charão, estará aberta para atividades educativas e de pesquisa.

O nome “papagaios-de-altitude” foi escolhido pelo fato de que, na região, encontram-se as duas espécies de papagaios que o projeto pesquisa e atua em sua conservação, que são o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo, e que mantêm uma forte interação com as araucárias. A Floresta com Araucárias, sua rica biodiversidade, a exemplo do Papagaio-de-peito-roxo, e o Papagaio-charão contam com mais uma ação para garantir sua sobrevivência!

A RPPN Papagaios de Altitude tem cenários de tirar o folego. Foto: Arquivo Apremavi.

Conforme o professor da UPF Jaime Martinez, que coordena o Projeto Charão, um dos motivos que levou a equipe a optar por essa área é decorrente do fato de ela localizar-se dentro da área que o papagaio-charão utiliza quando migra para Santa Catarina em busca do pinhão. “Escolhemos essa área também pela grande quantidade de pinheiros que preserva, com objetivo de garantir um estoque estratégico de alimento para os papagaios que voam centenas de quilômetros desde o Rio Grande do Sul em busca desse recurso alimentar”, comenta. “A RPPN Papagaios-de-Altitude apresenta uma parte da área com cobertura de floresta com araucária, áreas com predominância do xaxim e áreas abertas com campos localizadas a uma altitude de 1.450 metros em relação ao nível do mar, onde existe uma ampla turfeira cobrindo os afloramentos rochosos”, descreve Martinez.

Para Edinho Pedro Schäffer, presidente em exercício da Apremavi, poder celebrar a criação de mais uma RPPN foi um momento memorável para a conservação da biodiversidade. A Apremavi que também é proprietária de uma reserva particular, a RPPN Serra do Lucindo, sabe da importância das RPPNs para o bem-estar de todas as formas de vida. Durante a trilha na RPPN Papagaios de Altitude Edinho comentou com os outros participantes o que para ele representa a floresta com araucárias: “lembro muito de minha infância, porque meu avô plantou um bosque de araucárias e sempre me levava lá para coletar pinhões no inverno. Aprendi a gostar, respeitar e trabalhar por sua preservação”, comenta Edinho.

Encontro da Associação RPPN Catarinense

Ainda no dia 14 aconteceu uma reunião da Associação RPPN Catarinense, que teve como um dos pontos de o V Congresso Brasileiro de RPPN, que acontecerá de 26 a 29 de julho de 2018, em Florianópolis, tendo como tema “O Futuro das RPPNs”. São previstos mais de 500 participantes, entre proprietários(as) e gestores de reservas, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, consultores de empresas, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.

O congresso está sendo organizado pela RPPN CATARINENSE com o apoio da Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN). As inscrições podem ser feitas no seguinte site: www.vcbrppn.com.

Vários proprietários de RPPN também estiveram presentes na inauguração da RPPN Papagaios de Altitude. Foto: Arquivo Projeto Charão.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest