O engenheiro espanhol Sergio Blanco Rodriguez comprou 28 hectares de terra em Atalanta (SC), para doar à Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Ele chegou até a entidade através da Fundacion Natura, da Espanha, que indicou a Apremavi como uma das organizações não governamentais mais sérias e competentes do país. A aquisição foi no mês de abril de 2008.

A área se localiza no entorno da Serra do Pitoco, na comunidade de Rio Santo Antônio e apresenta um expressivo remanescente de Mata Atlântica – sendo 30% de floresta primária e 40% de floresta secundária em estágio avançado de regeneração. Também é lá que ficam várias nascentes do rio que abastece o município de Atalanta.

A área faz ligação com a propriedade onde está localizado o viveiro Jardim das Florestas, formando um corredor ecológico para a manutenção da vida silvestre. Parte do terreno também será destinado á implantação de experiências de permacultura.

Rodriguez que completará 33 anos em maio de 2008, diz que com o recurso que dispunha faria muito pouco pela conservação da natureza na Europa. Além disso, ele acha que no Brasil, a consciência ambiental é grande. Conta que ficou surpreso com a preocupação dos brasileiros com o meio ambiente e que não há nada para invejar na Europa.

Rodriguez estudou as diferentes possibilidades e decidiu investir no Brasil. De acordo com ele “o mundo está cada vez mais globalizado e a natureza não entende de nacionalidades. Temos que proteger a natureza no mundo todo”.

Acrescenta ainda que “o profissionalismo que a Apremavi tem, foi um dos pontos que me permitiu esquecer os sentimentos nacionais em favor da natureza global”.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest