A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) vai inaugurar o Centro Ambiental Jardim das Florestas no dia 14 de setembro, sábado, às 9h30. O Centro fica na estrada Alto Dona Luiza, em Atalanta, município de 3.300 habitantes, a 277km de Florianópolis (via BR-101).
A programação de abertura do espaço começa na sexta, dia 13 de setembro, com um encontro de prefeitos da região. Mas a inauguração oficial será sábado pela manhã e contará com a participação da ex-ministra do meio ambiente e ex-senadora Marina Silva, que dará uma coletiva à imprensa às 9h. É a primeira vez que Marina vem na região do Alto Vale do Itajaí. Ela virá especialmente para o evento e para conhecer melhor o trabalho da Apremavi, da qual é sócia honorária desde 2009.
A fita inaugural do prédio de três andares será desatada após a benção do pastor Clóvis Horst Lindner, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A construção foi viabilizada por meio de doações de mais de 70 empresários e pessoas físicas, que trocaram mudas de árvores nativas por uma ajuda em dinheiro ou em materiais de construção. Dispõe de elevador panorâmico, auditório, salas de escritório, cozinha com fogão a lenha, alojamentos e uma lareira por andar. A obra iniciou em março do ano passado e terminou em junho deste ano, tempo considerado recorde para uma empreitada como essa.
5 reais = 1 muda
A cada cinco reais, uma muda. Essa foi a negociação da Apremavi com quem desejou apoiar a construção do centro. A entidade, que iniciou com 18 mudinhas em um quintal em Ibirama 26 anos atrás, conta hoje com um dos maiores viveiros de árvores nativas da região Sul. O viveiro da Apremavi, próximo ao Centro Jardim das Florestas, tem capacidade de produção de um milhão de mudas por ano de 120 espécies nativas da Mata Atlântica. Hoje a Apremavi conta com cinco propriedades, sendo 316 hectares em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural em Bela Vista do Toldo.