Na semana da primavera Apremavi lança hotsite sobre Propriedades Legais. Os materiais de educação ambiental produzidos pela Apremavi para a implantação de “Propriedades Legais” agora estão acessíveis de forma fácil, clara e moderna, num hotsite especialmente produzido para esta finalidade, através do projeto Planejando Propriedades e Paisagens.

Tendo como objetivo a conservação da mata atlântica, a melhoria da qualidade de vida e o incremento de renda, através da adoção e difusão de alternativas econômicas ambientalmente sustentáveis em propriedades rurais, o projeto desenvolvido pela Apremavi, desde 2004, no município de Atalanta (SC), tem apresentado excelentes resultados e já passa seus conceitos para outros municípios no país.

O projeto tem apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e da Fundação Interamericana, em parceria com a Prefeitura Municipal de Atalanta, a Epagri e a TNC. Tendo como ferramenta principal a implantação da “Propriedade Legal – legal porque cumpre a lei e legal porque é um lugar bom se viver” – o projeto que inicialmente pretendia envolver 15 propriedades, conta hoje com a participação efetiva de 35 famílias, localizadas em 7 comunidades.

O conceito de propriedade legal foi desenvolvido pela Apremavi com base na experiência acumulada desde 1987 e hoje tem como âncoras algumas propriedades modelo, o viveiro de produção de mudas nativas “Jardim das Florestas” e os materiais educativos que são utilizados nos cursos e seminários.

Entre as atividades desenvolvidas nas propriedades estão: recuperação de matas ciliares, enriquecimento de florestas secundárias, paisagismo, implantação de pomares frutíferos e hortas, recuperação de reservas legais, formação de corredores ecológicos, além de apoio à agricultura orgânica e à coleta seletiva de lixo.

Para a realização dessas atividades os proprietários recebem alguns insumos, como por exemplo: arames para construção de cercas, mudas frutíferas para os pomares, sementes de hortaliças, mudas nativas para recuperação e também fertilizantes orgânicos. Além dos insumos o projeto prevê também todo assessoramento técnico necessário, além de vários cursos específicos e seminários. São também feitas visitas periódicas às propriedades, para a realização dos diagnósticos e o planejamento em conjunto com a família, sobre o tipo de atividade a ser realizada.

Em dezembro de 2005 foi realizado um seminário estadual tratando de assuntos relacionados ao planejamento de propriedades e para este final de ano está sendo programado um seminário que vai discutir a questão da implantação de RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Nacional.

Não deixe de conferir o hotsite.

Fotos: Miriam Prochnow, Leandro Casanova e Edilaine Dick.

Pin It on Pinterest