Apremavi ministra ações de educação ambiental no Paraná

29 nov, 2023 | Matas Legais, Notícias

Nos dias 06 e 10 de outubro estudantes de três escolas dos municípios de Ventania e São Jerônimo da Serra (PR) receberam a visita do Programa Matas Legais, uma parceria da Klabin e da Apremavi, para ações de educação ambiental.

No total, cerca de 300 participantes estiveram presentes, entre eles alunos e professores do Centro de Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, da Escola Rural Municipal Zacarias de Goes e Vasconcelos e do Colégio Estadual do Campo São Jorge. As atividades foram realizadas em sala de aula pela equipe técnica da Apremavi por meio de palestras. Durante a apresentação foram discutidos temas relacionados à necessidade da preservação e restauração da natureza para a obtenção de um meio ambiente equilibrado, bem como, resultados obtidos por meio da execução do Matas Legais nos municípios envolvidos.

Professores e alunos agradeceram a presença da equipe e comentaram que os assuntos abordados na palestra foram desenvolvidos durante a semana em que se comemora o dia da árvore, reforçando a importância de discussão de temas tão pertinentes. Ao final das atividades foram disponibilizadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica aos interessados.

“A Educação Ambiental é uma atividade essencial para formação de pessoas conscientizadas com a causa ambiental, através dela somos instigados a repensar nossas atitudes diante de tantas consequências climáticas que temos presenciado. Nossos agradecimentos aos docentes que nos deram a oportunidade de realizar estas atividades“, comenta Pedro Aurélio Ferreira, Técnico Ambiental da Apremavi, que ministrou a atividade nas escolas, sobre a importância das ações.

Ação de Educação Ambiental na Escola Rural Municipal Zacarias de Goes e Vasconcelos em Ventania (PR). Foto: Lucas Costa

Palestra realizada pela Apremavi na Escola Rural Municipal Zacarias de Goes em Ventania. Foto: Lucas Costa

O Programa Matas Legais

É uma iniciativa fruto da parceria entre a Klabin e a Apremavi que ocorre em Santa Catarina e no Paraná. O projeto desenvolve ações para o planejamento de propriedades e paisagens, estratégias de conservação e sustentabilidade para o fomento florestal, que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, e a melhorar a qualidade de vida da população.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom para viver.

> Conheça o Matas Legais

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autor:  Pedro Aurélio Ferreira
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto da capa: Ação de educação ambiental ministrada na Escola Rural Municipal Zacarias de Goes em Ventania (PR). Foto: Lucas Costa.

Pin It on Pinterest