Apremavi ministra palestras sobre restauração florestal no IFC

10 nov, 2022 | Notícias

Na última semana de outubro a Apremavi ministrou palestras sobre restauração florestal para alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFC) nos Campus de Rio do Sul e Abelardo Luz (SC).

O tema foi escolhido pelos estudantes e a palestra no Campus de Rio do Sul fez parte da Semana Acadêmica da Agronomia. Já no Campus de Abelardo Luz, a conversa foi ministrada para técnicos em Agropecuária como parte da programação da II Semana da Agropecuária, além disso, foi feita doação de mudas para recuperação de uma mata ciliar no Campus.

Leandro Casanova, colaborador da Apremavi que ministrou as palestras, percebeu um grande interesse pelo tema por parte dos alunos. “O público foi se encantando com o tema e acredito que isso se dá sobretudo visto que, em alguns casos, a temática pode se tornar campo profissional para futuros técnicos, quer seja pelo domínio das técnicas de restauração ou pela produção de mudas nativas em viveiros florestais”, comenta Leandro.

Palestra sobre restauração florestal ministrada no IFC Campus Rio do Sul. Foto: Daiana Tânia Barth
Palestra sobre restauração florestal ministrada no IFC Campus Rio do Sul. Foto: Daiana Tânia Barth

A restauração florestal deve ser encarada como parte da ciência florestal, considerando que para acontecer o sucesso e o estabelecimento das florestas nativas plantadas há uma série de conhecimentos que devem ser adotados tais como: sucessão ecológica, dispersão de sementes, tratos silviculturais e atratividade à fauna, por exemplo.

Além disso, é importante que a restauração dos ecossistemas seja também sempre considerada uma aliada da produção. “O agronegócio e a agricultura familiar não podem ser dissociados das questões ambientais; para produzir necessitamos de boas práticas e um meio ambiente saudável”, comenta Leandro.

.

 

Doação de mudas do viveiro da Apremavi no IFC Campus Abelardo Luz. Foto: Marluci Pozzan
Doação de mudas do viveiro da Apremavi no IFC Campus Abelardo Luz. Foto: Marluci Pozzan
Autor: Leandro Casanova.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest