Apremavi participa da celebração dos 50 anos da Acaprena

5 maio, 2023 | Notícias

A Acaprena (Associação Catarinense de Preservação da Natureza), primeira ONG ambientalista de Santa Catarina, completou 50 anos na data de hoje (5/5). Para celebrar e marcar essa data tão importante, um livro que conta sua história e trajetória foi lançado hoje, em Blumenau (SC), e contou com a participação da Apremavi.

A obra “Acaprena – 50 anos da primeira entidade ambiental catarinense”, produzida pela Editora Expressão, conta os detalhes da história da instituição e das suas cinco décadas de atuação. 

 

Obra “Acaprena - 50 anos da primeira entidade ambiental catarinense"

Miriam Prochnow, co-fundadora e coordenadora de projetos da Apremavi, relata a emoção que foi presenciar o lançamento da obra: “Foi um momento de grande felicidade participar da celebração dos 50 anos da Acaprena, a ONG que inspirou e apoiou a criação da Apremavi. Muito além de um intercâmbio de organizações com propósitos comuns, é uma verdadeira rede de pessoas amigas que trabalham em prol de uma vida de qualidade para todas as espécies e profunda conexão com a natureza. Essa energia será muito necessária ainda para superarmos todos os desafios que a humanidade tem pela frente, para se manter na Terra”.

 

Evento de comemoração dos 50 anos da Acaprena e lançamento do livro “Acaprena – 50 anos da primeira entidade ambiental catarinense”. Fotos: Acervo Apremavi.

Apremavi saúda os 50 anos da Acaprena

Logo no início  do livro aparece  a sessão “Apremavi saúda os 50 anos da Acaprena”, onde Miriam Prochnow e Wigold Schäffer, co-fundadores da Apremavi, saúdam a instituição e compartilham detalhes de como a história da ONG está relacionada com a história da Apremavi.

Na década de 1980, na região da Serra da Abelha, a Terra Indígena Laklãnõ, em Ibirama (SC), estava sendo devastada por madeireiros que atuavam sem restrições. A situação levou Miriam Prochnow e Wigold B. Schäffer a procurar orientações junto a Lauro E. Bacca e Lúcia Sevegnani, representantes da Acaprena.

Os dois foram os primeiros a mostrar para Miriam e Wigold o que era uma Organização Não Governamental (ONG) e a incentivá-los a criar uma organização no Alto Vale do Itajaí, dedicada à causa ambiental da região. Assim nasceu a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi)

 

 

Grupo diante de araucária. A segunda da esquerda para a direita é Miriam Prochnow, pioneira da Apremavi, que na época ainda não havia sido fundada. Com echarpe branco no centro da foto, a professora Lúcia Sevegnani, da Acaprena. Foto: Wigold B. Schäffe

Grupo diante de araucária. A segunda da esquerda para a direita é Miriam Prochnow, pioneira da Apremavi, que na época ainda não havia sido fundada. Com echarpe branco no centro da foto, a professora Lúcia Sevegnani, da Acaprena. Foto: Wigold B. Schäffer

A Acaprena

A Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) foi fundada em 05 de maio de 1973 por um grupo de estudantes de Biologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A ONG tem uma importante atuação na área de educação ambiental e participou de diversas discussões ambientais em Santa Catarina e no Brasil como um todo.

Desde a sua fundação desenvolveu amplo trabalho de educação ambiental, e participou de diversas discussões ambientais em Blumenau, no Estado de Santa Catarina e pelo Brasil. Foi modelo para outras associações criadas em todo Estado que continuam a luta pela conservação da natureza e desenvolvimento sustentável. 

Autora: Thamara Santos de Almeida, com informações da Apremavi e do livro de 50 anos da Acaprena.
Revisão: Carolina Schäffer e Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest