Apremavi participa da cerimônia do 30º Prêmio Expressão de Ecologia
No dia 31 de agosto a Apremavi participou da cerimônia de premiação do 30º Prêmio Expressão de Ecologia em Florianópolis (SC).
O Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, é a mais antiga premiação ambiental do Brasil. Realizada anualmente desde 1993, seu objetivo é destacar e promover projetos que visam reduzir a poluição, conservar recursos naturais e fomentar a consciência ambiental.
A Apremavi, que já foi agraciada 11 vezes pela premiação, esteve presente no evento na pessoa de Miriam Prochnow, cofundadora e membro da diretoria. Na oportunidade, Miriam entregou o troféu Onda Verde para alguns premiados, incluindo o Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura, que é parceiro da Apremavi em diversas iniciativas. Também entregou a Onda Verde para Luiza Coutinho, que estava representando Zuba Coutinho, e para Antônio Macedo, agraciados como Personalidades Ambientais da 30º edição da premiação. Os dois são os idealizadores do Prêmio. Miriam também participou do painel sobre “Perspectivas ambientais em tempos de mudanças climáticas” e recebeu o troféu Líderes de Expressão. Enquanto apoiadora do evento, a Apremavi doou 150 mudas de árvores nativas que foram distribuídas para os participantes.
O Prêmio Expressão é uma das premiações mais longevas do país. Recebeu aproximadamente 4 mil cases inscritos, tendo premiado quase 500 iniciativas da sociedade civil, setor público e privado da Região Sul do Brasil e mais recentemente do estado de São Paulo. “Sou testemunha do que esse prêmio já fez de mudança na sociedade desses três estados. Mais do que premiações, o conjunto de cases do Prêmio Expressão significa uma verdadeira plataforma de projetos, soluções e parcerias que podem servir de exemplo para essa grande ação de combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, que precisam ser implementadas imediatamente, numa escala muito mais ampla do que temos visto até aqui. Como uma das personalidades ambientais da galeria do Troféu Onda Verde, me sinto na responsabilidade de conclamar todas as pessoas a juntar todas essas ondas verdes de projetos e transformá-los em uma tsunami em favor do desenvolvimento de paisagens sustentáveis e pela manutenção da vida de todas as espécies”, comenta Miriam Prochnow.
Cerimônia do 30º Prêmio Expressão de Ecologia no dia 31 de agosto de 2024. Créditos: Arquivo Editora Expressão.
Revista Líderes de Expressão
Além da participação na cerimônia de premiação, a Apremavi teve destaque na revista Líderes de Expressão com a publicação de um artigo de Miriam Prochnow, sobre mudanças climáticas e a importância do prêmio Expressão de Ecologia na construção de uma conscientização ambiental, principalmente na Região Sul do Brasil. Além disso, foi publicada uma matéria sobre a história da Apremavi e sua busca por soluções práticas no enfrentamento à emergência climática, com foco na restauração ecológica, e também foi divulgada uma entrevista com Edinho Pedro Schäffer, presidente da Apremavi, e Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi, sobre sustentabilidade, liderança e mudanças climáticas.
“Fazer parte da história do Prêmio Expressão, tanto na cerimônia de entrega da premiação, mas também com o recebimento de 11 troféus, faz a gente acreditar que nosso trabalho é um trabalho de expressão, que estamos indo no caminho certo”, afirma Carolina.
A entrevista completa pode ser conferida neste vídeo.
Autoras: Thamara Santos de Almeida e Miriam Prochnow.
Revisão: Carolina Schäffer.
Foto de capa: Arquivo Editora Expressão.