Apremavi participa da Semana FSC® Brasil 2022

28 jul, 2022 | Notícias

Entre os dias 18 e 22 de julho de 2022 membros do FSC Brasil se reuniram em São Paulo para trocas de experiências e debates sobre temas relevantes para o manejo florestal responsável.

A Semana FSC® Brasil 2022, realizada entre os dias 18 e 22 de julho em São Paulo, reuniu aproximadamente 60 membros e observadores, entre eles a Apremavi, que compõe a rede desde sua fundação, em 2002.

Celebrando 20 anos de existência no Brasil, o evento proporcionou um espaço para trocas de experiências e debates sobre temas relevantes para o setor florestal, além de realizar reuniões dos órgãos de governança – Conselho Diretor (CD), Conselho Fiscal (CF), Comitê de Desenvolvimento de Padrões (CDP), Comitê de Resolução de Conflitos (CRC), bem como reuniões das câmaras ambiental, social e econômica e a Assembleia Nacional de membros.

Os órgãos de governança são compostos por membros eleitos em Assembleia, sendo que cada órgão tem sua responsabilidade. O Conselho Diretor é responsável por gerir a organização, definir políticas que orientem as atividades gerais da Diretoria Executiva, deliberar sobre patrimônio e gestão financeira, apoiar o planejamento das ações e decidir questões submetidas por elas. O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização financeira da organização e de assessoramento do CD. Já o Comitê de Resolução de Conflitos é responsável por dirigir a estratégia de Resolução de Conflitos do FSC no Brasil, analisar casos, dar encaminhamentos e aconselhar a Diretoria Executiva e o Conselho Diretor sobre casos que envolvam partes interessadas. E o Comitê de Desenvolvimento de Padrões (CDP) é responsável de conduzir os processos de construção de normas e padrões nacionais, orientando o trabalho da Diretoria Executiva nas consultas públicas e na interlocução com atores internacionais da rede FSC.

A Apremavi compõe o Conselho Diretor do FSC e finaliza seu mandato em dezembro de 2022. “Fazer parte do FSC significa apoiar o uso sustentável e responsável das florestas, sabendo que esse uso contribui com a conservação da biodiversidade e da qualidade de vida das comunidades”, afirma Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi.

Semana FSC Brasil 2022

Registros da Semana FSC Brasil 2022. Fotos: FSC Brasil / Semana FSC Brasil 2022.

A programação da semana se encerrou com a Assembleia Nacional, que ocorre anualmente e é um momento para prestação de contas, deliberações sobre temáticas e votação sobre assuntos relevantes à rede. Todas as decisões no FSC são construídas por meio de negociações, acordos e consensos entre os membros das câmaras ambiental, social e econômica.

Durante a Assembleia foi apresentado o parecer do conselho fiscal e da auditoria independente relacionado às contas de 2021, debatidas e votadas propostas de mudanças estatutárias, eleitos os novos membros para as vagas nos órgãos de governança, realizado um workshop sobre o funcionamento da Assembleia Geral do FSC Internacional, debatidas moções que serão apreciadas e votadas na Assembleia Geral e também apresentado um balanço regional pelo Diretor do FSC América Latina (FSC Latinoamérica), Bruno Rath.

Semana FSC Brasil 2022. Fotos: FSC Brasil / Semana FSC Brasil 2022.
Registros dos participantes da Assembleia Geral. Fotos: FSC Brasil / Semana FSC Brasil 2022.

O FSC

O FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1994 para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo, por meio de um sistema de certificação, pioneiro e único, que incorpora, de forma igualitária, as perspectivas de grupos sociais, ambientais e econômicos. Com sede na Alemanha e no México, está presente em mais de oitenta países.

No Brasil, o FSC foi oficialmente estabelecido em 2002, mas as primeiras florestas certificadas brasileiras são dos anos 1990. As áreas certificadas de manejo comunitário, concessões públicas e empresariais da Amazônia, bem como de plantações florestais no país inteiro, fornecem matéria-prima para diversos setores da economia, como construção civil, papel e celulose, embalagens, alimentos e cosméticos.

O FSC tem uma estrutura de governança única, baseada nos princípios da democracia, participação e igualdade. É uma associação civil, conduzida por seus membros, que podem ser individuais (pessoa física) ou organizacionais (pessoa jurídica), e representam as câmaras social, ambiental e econômica. A principal vantagem deste modelo de governança é a possibilidade de encontrar o equilíbrio entre as diferentes visões e necessidades.

Autora: Carolina Schäffer.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.

Pin It on Pinterest