Entre os dias 25 a 27 de abril e 16 a 18 de maio de 2008, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), participou do Curso de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação (UCs), que aconteceu no município de Guarapuava (PR).

O curso foi promovido pelo Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, através do Programa – PDA Mata Atlântica/MMA. Participaram das atividades, os atores envolvidos com a gestão de Unidades de Conservação dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, as quais foram divididas em cinco recortes territoriais, de acordo com a semelhança de ecossistemas e de conflitos socioambientais.

Além da Estação Ecológica (ESEC) da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias, que teve representação do técnico ambiental da Apremavi, Marcos Alexandre Danieli; participaram técnicos, conselheiros e parceiros das seguintes Unidades de Conservação (UCs), localizadas na região Centro Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina: Floresta Nacional (FLONA) de Três Barras, FLONA de Ibirama, Área de Preservação Ambiental(APA) Estadual da Escarpa Devoniana, (APA) Estadual da Serra da Esperança, Parque Estadual (PARES) Cerrado, PARES Guartelá e Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) dos Campos de Palmas.

O objetivo do curso é a formação dos diversos atores relacionados às Unidades de Conservação, auxiliando-os a contribuírem de forma efetiva na gestão participativa dessas unidades, construindo um exercício de cidadania, conservação dos recursos naturais e proteção da biodiversidade. Foi realizado em dois módulos de 20 horas cada, e teve sua metodologia baseada na construção coletiva dos conhecimentos a partir da experiência de todos os participantes.

O próximo passo agora é de enriquecimento prático, onde cada participante deverá desenvolver atividades práticas de gestão na UC a qual pertence, com base no plano de trabalho construído e observando o momento em que cada UC está passando.

O encerramento do projeto se dará no III Seminário Sul Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, onde haverá a apresentação dos resultados finais e a socialização das experiências pelos participantes.

Segundo Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, “A participação da instituição nesse curso foi de fundamental importância, pois a troca de experiências com trabalhos realizados em outras UCs da região, trouxe embasamento teórico e prático e irá enriquecer o processo de formação dos conselhos consultivos da Estação Ecológica da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias”.

O conselho consultivo de uma UC é um espaço formado por diferentes atores, de entidades governamentais e da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir na gestão da Unidade de Conservação através do diálogo entre os diferentes atores sociais envolvidos.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest