Apremavi participa de diálogo sobre sustentabilidade da agricultura

13 abr, 2023 | Notícias, Planejamento de Propriedades Sustentáveis

Em alusão ao Dia da Água, celebrado no último dia 22 de março, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) promoveu um dia de campo, que reuniu extensionistas rurais, instituições interessadas e atuantes no tema, lideranças locais, cerca de 150 agricultores da região do Alto Vale do Itajaí para debater a sustentabilidade da agricultura e a conservação do solo e da água.

O evento foi sediado no Centro de Treinamento da Epagri, em Agronômica (SC). Leandro Casanova, coordenador de projetos Apremavi, participou dos diálogos e apresentou aos participantes os projetos e iniciativas desenvolvidas pela instituição que podem auxiliar agricultores no planejamento e adequação das propriedades rurais à legislação ambiental.

Leandro destaca a importância do encontro para criação de redes formativas e diálogos que promovam a sustentabilidade no território: “O evento teve uma metodologia surpreendente, pois foram montadas estações ao ar livre onde os participantes tiveram oportunidade de vivenciar a observação de boas práticas de manejo e uso do solo podendo visualizar essas interações na absorção de água no solo, as quais evitam carreamento e erosão de solo fértil”.

Foram apresentadas metodologias teórico-práticas difundidas pela Epagri, como a adubação verde, cobertura viva e morta de solo, estratégias para a infiltração de água no solo, aproveitamento de água da chuva através de cisternas e implantação de mata ciliar. Através do Programa Matas Legais foram doadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica aos presentes. Além das mudas, a Apremavi também doou exemplares da cartilha Planejando Propriedades Sustentáveis, lançada em maio de 2022 durante evento alusivo à celebração dos 10 anos do Código Florestal.

Dia de campo Epagri

Registro do Dia de Campo. Crédito: Juliane Garcia Knapik Justen.

Outro tema discutido foi a questão pluviométrica no Alto Vale (SC), a partir das iniciativas possíveis em cada propriedade para que as fortes chuvas, cada vez mais frequentes, não sejam uma constante ameaça à população. “A água precisa infiltrar onde ela cai, e para isso existem tecnologias apropriadas, com utilização de plantas, plantio em contorno, terraceamento, com barreiras como as matas ciliares”, ressaltou Juliane Garcia Knapik Justen coordenadora estadual do Programa Estadual de Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri e uma das organizadoras do evento.

Confira mais detalhes sobre o evento da matéria da RBA TV: 

Autores: Daiana Tânia Barth e Leandro Casanova
Revisão: Vitor L. Zanelatto e Thamara Santos de Almeida

Pin It on Pinterest