Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2014 a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou do 26º Treinamento de Lideranças em Mudanças Climáticas no Rio de Janeiro, uma iniciativa do Climate Reality Project (Projeto Realidade do Clima) em parceria com a organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.

Ministrado por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, o evento reuniu cerca de 750 potenciais líderes globais, representando mais de 50 países, com o objetivo de formar redes que influenciem as decisões dos países para solucionar a crise do clima e alertar cada vez mais pessoas sobre os efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo.

Desde que foi lançado, em 2007, o programa já treinou aproximadamente seis mil lideranças em mudanças climáticas em mais de 100 países. Para saber mais sobre o programa, acesse o site da iniciativa

Além de Al Gore, o evento ainda contou com a participação de líderanças indígenas que comentaram sobre a importância da demarcação das Terras Indígenas (TIs) na mitigação dos efeitos da crise do clima; de cientistas que corroboraram os resultados lançados no IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas); e, de representantes de organizaçãoes não governamentais e do governo federal e estadual do Rio de Janeiro.

Há menos de um mês para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20) a ser realizada em dezembro em Lima, no Peru, o vencedor do prêmio Nobel, Al Gore, compara a crise hídrica vivida por São Paulo com a da Califórnia e diz que a situação é um alerta para os políticos. Segundo ele, cientistas relacionam a condição de seca com a destruição de partes da Amazônia: “Durante alguns anos o Brasil teve êxito em reduzir a taxa de desmatamento, mas nos últimos dois anos ele voltou a subir. Com mais gente relacionando o corte e a queimada na Amazônia à redução nos volumes de água em São Paulo, isso resultará em pressão política para parar com o desmatamento e a escassez de água no Estado”.

Para Mario Molina, diretor do Climate Reality Porject, a mensagem deixada por Gore é que ainda é possível ter esperança, pois as soluções estão à mão. É importante mostrar os impactos das mudanças climáticas pois essa é a realidade que estamos vivendo. Não é exagero, é o que acontece! Por isso, é preciso mobilizar as pessoas para serem capazes de expressar seu desejo por mudança.

Concluído o treinamento, os participantes se tornam membros do Climate Reality Leadership Corps, integrando a rede global de Líderes da Realidade do Clima e terão a incumbência de capacitar mais pessoas sobre a importância das ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, afinal, a crise climática é não é só mais um evento pontual, ela atinge toda a humanidade.

Para Carolina Schaffer, representante da Apremavi no evento, Al Gore assumiu um dos mais importantes compromissos dos dias atuais: "o compromisso dele é com o futuro do planeta, e a estratégia dele é mostrar para mais e mais pessoas que a realidade é uma só para todos e que uma mudança de atitude é urgente para evitar a extinção da espécie humana". Carolina afirma que agora o papel dos ouvintes é disseminar os fatos e implementar estratégias de mudança: "precisamos mostrar que todos os setores da sociedade são igualmente responsáveis pelos eventos causados pelas mudanças climáticas e que cada um deve, e pode, fazer a sua parte, afinal, se trabalharmos em conjunto a mudança será atingida de maneira mais rápida e eficiente".

Fotos: Carolina Schaffer.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest