Entre os dias 19 e 22 de junho de 2013 a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou de uma oficina de capacitação realizada pelo TFCA – Tropical Forests Conservation Act, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.  

O evento foi realizado na sede da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), junto a Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim (RJ) e reuniu mais de 40 representantes dos 22 projetos apoiados pelo TFCA mediante Chamadas 02 (relançamento) e 04/2012, de fortalecimento de Redes de ONGs na Mata Atlântica e Caatinga e de Conservação da Biodiversidade, respectivamente.

Teve como objetivo a capacitação técnica e financeira para a realização dos projetos aprovados, além da socialização de algumas propostas. A Apremavi esteve representada por Maria Luiza Schmitt Francisco e Marcos Alexandre Danieli, que representaram o projeto “Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação”.

Vindos de várias regiões do Brasil, os participantes foram recepcionados pela equipe do Funbio no Rio de Janeiro, de onde partiram para a sede da AMLD, onde houve a abertura do evento, apresentação dos participantes, apresentação do Funbio, TFCA e Projeto Mico-Leão-Dourado.

No segundo dia, todos puderam conhecer mais de perto o Projeto Mico-Leão-Dourado, em visita a área de vida desta espécie, guiada pelo secretário geral da AMLD, Luiz Paulo Ferraz e sua equipe de campo, que nos falaram sobre o comportamento da espécie, o projeto e sua meta atual de estabelecer uma população mínima viável até o ano de 2025, com 2.000 micos-leão-dourados e 25.000 hectares de florestas protegidas e interligadas.

Na socialização das propostas aprovadas, Marcos Alexandre Danieli apresentou o projeto “Planejamento e Capacitação de Unidades de Conservação”, situando seu contexto, área de abrangência, objetivos e metas. Ressaltou a importância de editais como o lançado pelo Funbio, por possibilitar às instituições apoiadas a base necessária ao fortalecimento de suas ações institucionais. Outros projetos também foram apresentados, focados em diferentes linhas temáticas, tendo no evento um importante momento de integração.

Na sequencia do dia 20 e 21 seguiu-se com o nivelamento de informações e treinamento das regras e ferramentas operacionais do TFCA, realizado por Filipe Mosqueira, Natalia Prado Lopez Paz e Maria Rita Olyntho, da coordenação gerencial e Ana Paula Lopes, responsável pela gestão financeira, os quais compõem a equipe TFCA – Funbio e se colocaram a inteira disposição para contribuir da melhor maneira com o desenvolvimento dos projetos.

Para Maria Luiza, Coordenadora Administrativa e representante do setor financeiro da Apremavi no Projeto Planejamento e Capacitação de Unidades de Conservação, "o evento foi extremamente importante, pois possibilitou o conhecimento e a troca de experiências entre os projetos desenvolvidos pelas organizações e o recebimento de orientações sobre os procedimentos e regras a serem adotadas durante a execução destes projetos. A equipe do Funbio foi muito esclarecedora e dedicada e a recepção que tivemos foi excepcional. O apoio do TFCA – Funbio nos projetos que estão em desenvolvimento é de fundamental importância para que possamos atingir os resultados esperados em prol da conservação e uso sustentável das florestas".

Fotos: Marcos A. Danieli, Fábio Nunes, Associação Mico-Leão-Dourado e Funbio.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest