A Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), foi criada em 10 de dezembro de 1988, e conta atualmente com aproximadamente 60 entidades filiadas.
Considerando sua finalidade maior, de congregar as entidades ambientalistas, para articular uma ação coordenada visando maior eficácia na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população, no dia 07 de junho de 2008 os membros da coordenação da entidade, eleitos em assembléia geral no mês de abril de 2008, reuniram-se no município de Garopaba (SC), nas dependências da Fundação Gaia, para planejar as ações da entidade para os próximos anos. A reunião teve como pauta: estratégias de atuação da FEEC, análise do regimento interno, representações institucionais da entidade e deliberações de cada coordenação.
A coordenadora de projetos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Edilaine Dick, é a responsável pela Coordenação de Comunicação da FEEC, assim a Apremavi vai ajudar a FEEC a divulgar os seus trabalhos.
A atual diretoria parte da premissa de que, atualmente, na mesma proporção em que várias ONGs ambientalistas estão surgindo no Estado, muitas outras estão perdendo força de atuação, logo, a equipe delimitou como objetivos fundamentais da nova diretoria: a promoção da integração e articulação entre essas organizações, visando o fortalecimento do movimento ambientalista no estado de Santa Catarina.
Ficou definido também que, dentre outras estratégias, a FEEC, irá promover a assessoria jurídica e de comunicação às entidades filiadas, servindo ao mesmo tempo de espaço de consulta e de divulgação dos trabalhos das organizações.
Segundo Alexandre Lemos, coordenador geral da entidade estamos em um momento de mostrar a nova fase de atuação, que consiga promover a integração entre os diferentes segmentos da sociedade em favor da melhoria da qualidade de vida, atenuando o antagonismo entre os interesses coletivos, em prol da conservação.
A próxima reunião da coordenação acontecerá no dia 05 de julho e as demais serão realizadas a cada dois meses. A sede dos encontros será intercalada de maneira a acontecer nas sedes das entidades participantes da coordenação da FFEC.