Nos dias 15 e 16 de outubro de 2015, os técnicos da Apremavi Daiana Tania Barth, Edilaine Dick e Leandro Casanova participaram do 7º Seminário Estadual de Agroecologia realizado no município de Porto União (SC).

O Seminário contou com aproximadamente 1.200 agricultores familiares, principalmente dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fez parte da programação a realização de 21 oficinas entre práticas e teóricas nos mais diversos assuntos de interesse do público.

Leandro Casanova, engenheiro florestal da Apremavi ministrou a oficina sobre produção de mudas de árvores nativas, que contou com a participação de agricultores, estudantes de cursos técnicos, universitários e também professores.

Leandro salientou que em pleno momento em que os agricultores precisam realizar o Cadastro Ambiental Rural, há também a necessidade de recuperarem principalmente áreas de preservação permanente, beira de rios e nascentes. Por outro lado, em função do déficit de mudas para tal trabalho, empreendimentos que venham a ofertar mudas nativas poderão ter um bom potencial de mercado.

Durante a feira de Saberes e Sabores Agroecológicos foi possível acompanhar vários trabalhos voltados a agricultura sustentável desde sementes crioulas das mais variadas espécies, produtos da agroindústria artesanal como licores, sucos e sorvetes de espécies florestais nativas, até implementos agrícolas voltados ao agricultor agroecológico.

A Apremavi participou ainda de uma mesa redonda sobre “Experiências locais de Sistemas Agroflorestais desenvolvidos por agricultores familiares”, juntamente com entidades como Centro Vianei de Educação Popular, Cooperafloresta, CEMEAR e CETAP.

Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, destaca que a participação no evento foi de extrema relevância, pois além do aprendizado adquirido foi possível compartilhar experiências e apresentar os projetos em andamento da Apremavi, como o projeto Araucária e o projeto Corredores Ecológicos.

Pin It on Pinterest