Apremavi participa do Encontro Anual do Observatório do Clima

19 maio, 2023 | Notícias

Entre os dias 3 e 5 de maio de 2023 a Apremavi esteve presente no Encontro Anual do Observatório do Clima (OC), a maior rede da sociedade civil dedicada ao debate da agenda socioambiental e climática no Brasil.

Junto com 155 pessoas que representavam 70 organizações, das 94 que compõem o OC, a Apremavi ajudou a aprovar o plano estratégico da rede para o período 2023 – 2026. As atividades do quadriênio estão divididas em quatro macro-objetivos estratégicos (produção de conhecimento, incidência política, incidência Internacional, e engajamento da sociedade), que se desdobram em objetivos específicos que são debatidos em diferentes grupos de trabalho.

“Construir pautas claras e oferecer soluções é uma das formas de fortalecer a rede do Observatório do Clima e também a luta contra a crise climática”, comenta Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi, que acompanhou o evento realizado no interior paulista.

A assembleia, instância máxima da governança da rede, se reúne anualmente e este ano elegeu sua nova coordenação, que é a responsável por orientar o secretariado executivo no cumprimento das deliberações da assembleia. A nova coordenação passa a ser integrada por Adriana Ramos, assessora de Política e Direito Socioambiental do ISA, Andréa Bavaresco, coordenadora-executiva do IEB, Ane Alencar, diretora de Ciência do Ipam, Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Délcio Rodrigues, diretor do Instituto ClimaInfo, e Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.

Selo Signatário do Movimento ODS SC 2023

Marina encerra assembleia anual do Observatório do Clima. Foto: Felipe Werneck/MMA.

O Encontro Anual do OC foi encerrado com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que comentou que a preservação áreas naturais brasileiras e o respeito aos direitos indígenas são questões urgentes e inadiáveis: “estamos trabalhando em conjunto com os estados e o MPI para impulsionar a criação de novas Unidades de Conservação e garantir a demarcação das terras indígenas. Esta é uma prioridade absoluta em nossa agenda de proteção ambiental.”

Acesse o site do Observatório do Clima

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autora: Carolina Schäffer.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto da capa: abertura do Encontro Anual, por Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest