Apremavi participa do Encontro Estadual do MST

28 fev, 2023 | + Floresta, Notícias

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2023, aconteceu em Fraiburgo (SC), o 36 Encontro Estadual do MST/SC. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou como convidada das atividades que ocorreram no dia 23, que teve agenda dedicada ao debate sobre conjuntura e visão de futuro.

Uma vez que a pauta ambiental está cada vez mais forte, ficou clara a importância dos movimentos sociais na construção de uma sociedade de fato sustentável. O MST pretende contribuir aglutinando forças em torno de ideias centrais como a produção de alimentos saudáveis e o cuidado com a natureza; a busca para que todas as pessoas que estão em algum acampamento, consigam um pedaço de terra; que os espaços do movimento gerem desenvolvimento humano; que seja possível trazer mais pessoas para o movimento; e que cada mais de cultive a solidariedade.

Miriam Prochnow, conselheira da Apremavi, chamou a atenção para a importância da parceria entre o núcleo do MST em Santa Catarina e a Apremavi, elencando ações que já foram desenvolvidas em conjunto. Na oportunidade, também defendeu a necessidade de se ampliar as ações, como forma de vencer os desafios, especialmente os advindos como consequência da crise climática. Citou o exemplo de Jô Santin, uma das mulheres que está na série Mulheres que Restauram e também o trabalho conjunto no projeto + Floresta, que atua com sete assentamentos na região de Abelardo Luz (SC).

Registros do Encontro do MST SC, em Fraiburgo. Fotos: Miriam Prochnow.

Segundo Edilaine Dick, O MST é um movimento social que impressiona pela longevidade e comprometimento dos seus membros: “Foi muito gratificante participar do encontro, além de perceber a reafirmação de compromissos, foi possível encontrar diversos parceiros de diferentes assentamentos que já fizeram e fazem parte dos projetos da Apremavi, contribuindo com a conservação e restauração de florestas nos seus espaços”. 

Em todos os encontros do MST são realizadas celebrações e místicas. Como forma de contribuir com esses espaços, a Apremavi doou 250 mudas de árvores nativas para serem distribuídas aos participantes.As mudas foram doadas através do projeto Bosques de Heidelberg, que também já teve atividades realizadas em conjunto, como o plantio de um bosque no Assentamento Filhos do Contestado.

 

O MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária. Dentre suas bandeiras estão a Cultura, a Reforma Agrária Popular, o Combate à violência sexista, a Diversidade Étnica e a Soberania Nacional e Popular.

Em 2024 o MST completará 40 anos de luta, resistência e conquistas. É um dos movimentos camponeses mais longevos da história do Brasil. Nesses anos todos, mais de 450 mil famílias foram assentadas em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, além da criação de 120 agroindústrias e 190 cooperativas.

 

Autora: Miriam Prochnow | Revisão: Vitor Lauro Zanelatto 

Pin It on Pinterest