Apremavi promove encontro para o diálogo pela restauração em SC

26 ago, 2022 | + Floresta, Centro Ambiental Jardim das Florestas, Notícias

O “1º encontro dos projetos aprovados pelo Chamamento Público nº 02/2018 do IBAMA” aconteceu no auditório do Centro Ambiental Jardim das Florestas, sede da Apremavi em Atalanta (SC), no último dia 12/08/2022, em modo híbrido.

A intenção do encontro foi reunir representantes das organizações executoras de projetos aprovados no Chamamento Público nº 02/2018, realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que visa a Restauração de populações da flora ameaçadas de extinção da Mata Atlântica em Santa Catarina.

Além disso, atores interessados nos projetos, como lideranças locais, representantes de organizações da sociedade civil e servidores públicos de órgãos e divisões ambientais marcaram presença. Representantes do IBAMA e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) sanaram dúvidas sobre os procedimentos e atividades administrativas previstas. Os diálogos entre os presentes também evidenciaram sinergias entre os projetos aprovados.

Na oportunidade, pesquisadores do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul (SC) apresentaram resultados preliminares dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em laboratório para a produção em escala de mudas de espécies nativas fastidiosas, como o Xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana Hook). As descobertas e procedimentos estabelecidos deverão fornecer mudas para as atividades de restauração.

O encontro foi liderado pela Apremavi por meio do Projeto +Floresta, aprovado no Chamamento. O projeto está sendo desenvolvido nos próximos oito anos no município de Abelardo Luz e as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária. O objetivo é contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

O encontro foi co-realizado pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC). O Fórum Florestal é responsável por reunir empresas do setor florestal, empresas de consultoria, organizações da sociedade civil e academia para o debate e proposição de soluções para assuntos que dizem respeito à silvicultura e à conservação. O FF PR e SC acompanhou o processo de chamamento público e chancelou propostas das organizações que integram a iniciativa, como Apremavi, Vianei e Mater Natura.

O encontro foi realizado no Centro Ambiental Jardim das Florestas. Fotos: Vitor L. Zanelatto. 

O Projeto +Floresta

O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária – 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D’Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena – T.I. Toldo Imbu.

O Projeto +Floresta é financiado pelo IBAMA através do Acordo de Cooperação Técnica Nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina, Instituto Socioambiental (ISA) e Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458- 53.2017.4.04.7200/SC.

Autor: Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest