Apremavi realiza expedição para troca de saberes sobre restauração

28 out, 2022 | Notícias

Entre os dias 18 e 19 de outubro técnicos da Apremavi realizaram uma expedição em cidades de Santa Catarina e de São Paulo para troca de conhecimento sobre coleta e armazenamento de sementes.

O primeiro ponto de parada foi a base do Instituto Socioambiental (ISA), na região do Vale do Ribeira, em Eldorado (SP), para conhecer a iniciativa Caminhos da Semente. Em seguida os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer uma área em processo de restauração pela Iniciativa Verde César, na cidade de Cajati (SP), que utilizou a técnica de muvuca de sementes e também as instalações do Viveiro Florestal Duffatto em Monte Castelo (SC).

Além de aprender um pouco mais sobre o dia-a-dia e as rotinas de outros viveiros florestais, o grupo trocou saberes com diferentes atores envolvidos na conservação e restauração da floresta.

Rede de Sementes Vale do Ribeira do ISA

Na manhã do dia 18 de outubro a Apremavi visitou o escritório do ISA em Eldorado (SP) para tirar dúvidas sobre como a rede foi iniciada, como os coletores de sementes são preparados, como são precificadas as sementes, além de aprender como é organizada a atividade de coleta de sementes. 

Recebidos pelo Quilombo Nhunguara, a equipe vivenciou um pouco do processo de armazenamento das sementes da Rede de Sementes do Vale do Ribeira e também ouviu sobre como a comunidade ajuda na coleta das sementes.

 

 

Armazenamento de sementes no Quilombo Nhunguara em Eldorado (SP). Foto: Edilaine Dick

Armazenamento de sementes no Quilombo Nhunguara em Eldorado (SP). Foto: Edilaine Dick

Visita na área restaurada com a técnica de muvuca de sementes

No período da tarde a equipe se deslocou à Cajati (SP) para conhecer uma área em restauração onde foi utilizada a técnica de muvuca de sementes. A atividade foi acompanhada pelo colaborador da Iniciativa Verde César, que guiou o grupo por uma trilha da restauração com explicação em campo do uso da muvuca.

Eles relatam que para implantar o projeto foi utilizado um trator com implementos agrícolas, além da utilização de sementes pioneiras juntamente com espécies de cobertura do solo e o plantio com semeadura direta foi implementado há quatro anos.

Área restaurada com a técnica de muvuca de sementes em Cajati (SP). Foto: Marluci Pozzan

Área restaurada com a técnica de muvuca de sementes em Cajati (SP). Foto: Marluci Pozzan

Visita no Viveiro Florestal Duffato

No segundo dia de expedição, a equipe conheceu o Viveiro Florestal Duffatto em Monte Castelo (SC). Uma visita guiada a estrutura do viveiro foi realizada, especificamente nos departamentos de produção de mudas de espécies exóticas, nativas, erva-mate e araucária enxertada.

Visita ao Viveiro Florestal Duffato em Monte Castelo (SC). Foto: Edilaine Dick

Visita ao Viveiro Florestal Duffato em Monte Castelo (SC). Foto: Edilaine Dick

 

Instituto Socioambiental (ISA)

O ISA atua desde 1994 ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, nossos parceiros históricos, para desenvolver soluções que protejam seus territórios, fortaleçam sua cultura e saberes tradicionais, elevem seu perfil político e desenvolvam economias sustentáveis.

 

Caminhos da Semente

A Iniciativa Caminhos da Semente é uma rede com contribuições de mais de 250 atores de 160 organizações, dos setores privado e público, relacionados com a restauração ecológica. O objetivo é dar escala à restauração ecológica no Brasil com foco no método de semeadura direta. 

Entre os benefícios do método estão menores custos e maior facilidade de implantação, com resultados efetivos para restauração da vegetação nativa em processo similar ao natural. A semeadura direta promove ainda desenvolvimento social e econômico, uma vez que envolve comunidades locais na coleta e venda de sementes, base de sua cadeia produtiva. 

 

“Foi gratificante ver na prática que é possível trabalhar em rede com coletores de sementes, que trazem junto com a coleta todo o seu conhecimento e respeito pela floresta. Assim, como trocar experiências com o viveiro Duffatto sobre manejo de viveiro, coleta, semeadura e tantos outros assuntos agregados. A semente foi literalmente plantada e voltamos com várias ideias a serem colocadas em prática para darmos os primeiros passos para a construção de uma rede de coleta de sementes nas regiões de atuação da Apremavi” comenta Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi.

 

 

 

Autoras: Edilaine Dick, Marluci Pozzan e Thamara Santos de Almeida.
Revisão:
Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest