No período de 26 a 29 de janeiro de 2009, técnicos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), estiveram a campo realizando o levantamento turístico e de uso público para compor o Plano de Manejo do Parque Nacional das Araucárias (PARNA das Araucárias), localizado na região oeste de Santa Catarina abrangendo os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. Estas atividades integram o projeto de “Elaboração dos Planos de Manejo do PARNA das Araucárias e da ESEC da Mata Preta”, que em julho de 2008 completou o seu primeiro ano de execução.

O PARNA das Araucárias é uma Unidade de Conservação criada no ano de 2005 por decreto federal, e segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) uma de suas finalidades é o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico.

Durante o trabalho de campo foram visitadas áreas localizadas na Zona de Amortecimento do parque. A participação da comunidade local foi imprescindível para a realização dos estudos nas áreas, uma vez que foram os moradores da região que informaram e acompanharam os técnicos até os atrativos potenciais para o uso turístico.

Nas saídas de campo foram catalogados alguns atrativos que já recebem visitantes como a Ponte Baixa e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizadas no município de Passos Maia e a Cachoeira do Vicensi, no município de Ponte Serrada, que conta com aproximadamente 74m de altura. Também foram localizadas potencialidades naturais e culturais que até o presente momento não estão sendo utilizadas para fins turísticos, como a cascata localizada no assentamento Sapateiro I; a formação de uma bela cachoeira no Rio Quebrado com aproximadamente 40m de altura; diversas quedas d’água no rio Chapecó; o trabalho artesanal produzido pelas moradoras dos assentamentos e das comunidades de Passos Maia e Ponte Serrada; o vinho e a cachaça produzidos no alambique no município de Passos Maia, dentre outros locais que futuramente vão diversificar e complementar a oferta turística oferecida no Parque Nacional das Araucárias.

As atividades compreenderam ainda a realização de entrevistas e conversas informais com moradores das comunidades próximas ao PARNA, bem como com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos entrevistados sobre o que é turismo e as perspectivas dos mesmos com relação ao Parque Nacional das Araucárias. Os resultados das entrevistas serão publicados juntamente com o Plano de Manejo da área.

Assim que consolidado, o Parque Nacional das Araucárias será propulsor do desenvolvimento turístico da região onde está inserido. Nesse sentido, a participação da população no processo é de fundamental importância, uma vez que o turismo pode ser uma possibilidade de geração de renda para as famílias.

As atividades foram conduzidas por Jaqueline Pesenti, graduada em turismo e que atua como funcionária da Apremavi junto à gestão do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, no município de Atalanta. Contou ainda com a colaboração de Marcos Alexandre Danieli, técnico ambiental da Apremavi.

A atividade turística e a criação de unidades de conservação podem ser aliadas para garantir a proteção e conservação de remanescentes naturais, gerando benefícios para a localidade em que está inserida.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest