No dia 24 de março de 2009 a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) através do projeto “Elaboração dos planos de manejo da ESEC da Mata Preta e do Parna das Araucárias”, deu mais um importante passo no que se refere à formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias. Nesse dia foi realizada uma oficina visando dar continuidade ao processo de formação do respectivo conselho.

As atividades para a formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias vêm sendo desenvolvidas desde o início do projeto e no momento se encontram em uma fase importante, que é o cadastramento das entidades com potencial para comporem o conselho, por atuarem na região de abrangência e terem representatividade perante a Unidade de Conservação (UC).

A oficina, que contou com a participação de cerca de 40 representantes da comunidade do entorno do parque, aconteceu na Câmara de Vereadores de Passos Maia, e teve dois momentos principais. No período da manhã contou com a presença de representantes das entidades governamentais com atuação nos municípios de abrangência da UC e proprietários de terras localizadas no interior do Parna e no período da tarde com representantes de entidades organizadas da sociedade civil.

No início do encontro, Edilaine Dick da Apremavi e Juliano Oliveira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), fizeram uma apresentação do projeto desenvolvido pela Apremavi e do PARNA das Araucárias, conduzindo na sequência uma roda de conversa, momento esse que possibilitou que os participantes tirassem suas dúvidas sobre a UC.  

Em seguida Marcos Alexandre Danieli da Apremavi e Marcelo Limont do Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura fizeram uma apresentação sobre o que é, a importância do conselho consultivo, e a fase em que se encontra o processo de formação do conselho do PARNA das Araucárias.
No final da oficina foi entregue o edital de cadastramento para as entidades que apresentaram interesse preencherem e retornarem até o dia 31 de março, prazo esse que finaliza o cadastramento.

A organização da oficina contou ainda com apoio de Neluce Maria Arenhart Soares e Fabiana Prado do Mater Natura e Ezequiel Antonio Moura, estudante de biologia da UFSC.

Segundo Juliano Oliveira “o processo de formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias está evoluindo muito bem. As pessoas e instituições começam a se dar conta da importância do Parque e muitas já apóiam o mesmo abertamente, graças ao processo de mobilização realizado pela APREMAVI. Esperamos que seja o início de uma bela caminhada com destino a um futuro bem melhor para as pessoas e para a bela região onde elas vivem, garantindo a sobrevivência e a preservação da sua rica biodiversidade”.

O edital para cadastramento das entidades interessadas tanto em participar do conselho consultivo do PARNA das Araucárias, como da Estação Ecológica (ESEC) da Mata Preta, encontra-se na página principal da Apremavi e está em vigor até dia 31 de março de 2009.

Veja na galeria fotos do PARNA das Araucárias, feitas em um levantamento de campo.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest