Apremavi realiza oficina técnica do Projeto +Floresta

18 mar, 2023 | + Floresta, Notícias

Entre os dias 08 e 09 de março a Apremavi realizou a oficina técnica do Projeto +Floresta para apresentar os resultados dos diagnósticos do meio físico e socioeconômico e complementá-los, visando apoiar a elaboração dos projetos de restauração das oito unidades de implantação do projeto localizadas em assentamentos e uma Terra Indígena.

O evento ocorreu no auditório do Turis Hotel em Abelardo Luz (SC) e contou com a participação de representantes do Ibama, parceiros e comunidade envolvida no projeto.

 

Destaques do primeiro dia

No dia 08 de março foram apresentados em plenária os resultados dos diagnósticos do meio físico e do meio socioeconômico. Além disso, ocorreram duas palestras, a primeira com Leandro Casanova, coordenador de projetos da Apremavi, sobre os usos da Reserva Legal. A segunda foi com Tiago Montagna, professor do PPG em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre Diversidade Genética na Floresta Ombrófila Mista.

Além disso, houve a apresentação da pesquisa sobre reprodução de xaxim-bugio, coordenada pela professora Denise Fernandes do Instituto Federal Catarinense (IFC Campus de Rio do Sul, que é desenvolvida em parceria pelo IFC e a Apremavi no âmbito do projeto.

Para finalizar os trabalhos do primeiro dia de evento, os participantes fizeram uma visita à unidade de implantação da Terra Indígena – TI Toldo Imbu, do povo Kaingang, onde o grupo foi recepcionado pelo Cacique Valdecir e pelo professor Marcos, que falaram um pouco sobre a área. Os participantes também assistiram a uma apresentação de dança típica no bosque cultural da aldeia.

Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi destaca que as palestras realizadas, além da apresentação dos diagnósticos, facilitaram o entendimento  da temática do projeto e o que deve ser observado na restauração florestal. “A integração e entendimento da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto a longo prazo”, complementa Edilaine.

 

Destaques do segundo dia

Já o segundo dia do evento contou com uma apresentação sobre “Boas práticas e oportunidades da Floresta com Araucárias” com Natal Magnanti da Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde (AVICITECS). Ademais, o dia foi dedicado à complementação dos diagnósticos com apoio dos participantes e a construção dos projetos de restauração, por meio de trabalhos em grupo, foi iniciada.

“Estamos com o desafio de estudar, entender e enfrentar a crise ambiental que vivemos. É por isso que eu quero parabenizar a iniciativa da equipe Apremavi, que além de estar dedicando todos os seus trabalhos em prol da recuperação de florestas, veio contribuir com a nossa região trazendo para os agricultores(as) e comunidade em geral uma importante oficina que ofereceu muito conhecimento sobre o significado e a importância da floresta, sobre o planeta e para as vidas existentes do demais seres”, comenta Silvio de Araújo, morador do Projeto de Assentamento (PA) Roseli Nunes, um dos PAs que fazem parte do projeto.

 

Registro da oficina técnica do projeto +Floresta. Foto: Miriam Prochnow<br />

Registros dos dois dias da oficina técnica do projeto +Floresta. Fotos: Miriam Prochnow

+Floresta

O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim-bugio, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz (SC), sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária – 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D’Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena – T.I. Toldo Imbu.

O projeto + Floresta é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

 

Autora: Marluci Pozzan.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.
Foto de capa: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest