Com o objetivo de conhecer e discutir experiências com espécies nativas e recomposição de mata ciliar praticadas pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) na região do Alto Vale do Itajaí, 20 técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri) da região de Joinville, que atuam numa abrangência de sete municípios, estiveram no município de Atalanta (SC) nos dias 18 e 19 de abril.

Recepcionados pelos técnicos da Apremavi o grupo visitou o viveiro de produção de mudas, a recomposição de matas ciliares de duas propriedades e assistiu palestras sobre o tema.

A viagem que foi organizada pela Coordenadora regional da Epagri de Joinville, Terezinha Cechet Hartmann, contou com a presença de técnicos, extensionistas, facilitadores e Engenheiros Agrônomos que atuam no Projeto Micro-Bacias nos municípios de Araguari, Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São João do Itaperiú, São Francisco do Sul e Schroeder.

Segundo Terezinha, ainda existe um grande tabu na região norte do estado em relação às áreas de preservação permanente, mais especificamente pelos bananicultores e rizicultores, tornando-se um grande obstáculo para os técnicos do projeto Micro-Bacias que atuam nessa região.

Durante os dois dias de visita, os técnicos conheceram o viveiro florestal da Apremavi, onde puderam acompanhar todo processo da produção de mudas nativas. Visitaram também várias áreas de matas ciliares implantadas pela Apremavi durante os últimos anos, além disso, visitaram o principal atrativo turístico do município de Atalanta, o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, administrado pela Apremavi.

Durante a visita ao Parque, o presidente da Apremavi Edegold Schäffer fez uma explanação sobre os trabalhos que a Apremavi vem realizando ao longo desses 20 anos. Terezinha conclui "todo trabalho da Apremavi que pudemos ver e ouvir, principalmente a recomposição de mata ciliar que pudemos acompanhar, servirá de exemplo para auxiliar o trabalho na nossa região".


{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest