A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), representada pela Coordenadora de Projetos Edilaine Dick, participou nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2013 do evento Aprendizagens e Perspectivas para Políticas Públicas de Biodiversidade e Clima na Mata Atlântica, realizado em Brasília (DF).
O evento teve como objetivo sistematizar os resultados do projeto Proteção da Mata Atlântica II, realizado no período de dezembro/2009 a novembro/2012. Coordenado pelo Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) e Ministério do Meio Ambiente, recebeu apoio da cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha, através do apoio financeiro do KFW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento) e apoio técnico da Deutsche Gesellschaft Fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Durante esse período foram desenvolvidas diversas iniciativas em diferentes regiões da Mata Atlântica, em quatro linhas temáticas principais: apoio a criação de Unidades de Conservação federais, municipais e estaduais; implantação de sistemas de pagamento por serviços ambientais; elaboração de planos municipais de conservação e restauração da Mata Atlântica; adequação de propriedades rurais; além de subsidiar políticas públicas.
A APREMAVI recebeu apoio financeiro para o desenvolvimento de dois importantes projetos para a região do Alto Vale do Itajaí (SC), o primeiro apoiou o estudo para criação de Unidade de Conservação no município de Vitor Meireles e o segundo o desenvolvimento de mecanismo para Pagamento por Serviços Ambientais a ser desenvolvido na região.
Edilaine Dick afirma que a troca de experiência com os demais projetos e executores durante esses dois dias de evento foi uma experiência enriquecedora: "encontrar gente engajada e com atitude nos anima e reforça as energias para continuar trabalhando pela conservação da Mata Atlântica. Esperamos que os aprendizados e as indicações de estratégias feitas por cada grupo de estudo influenciem na tomada de decisões e ações de apoio para a Mata Atlântica pelos governos federais, estaduais e municipais", afirma a bióloga.
Participantes do evento. Foto: Edilaine Dick.