Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas

O REVIS dos Campos de Palmas é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, situado nos municípios de Palmas e General Carneiro (PR), foi criado através de Decreto Federal, em 03 de abril de 2006, abrangendo uma área de 16.582 hectares.

O objetivo da UC é a proteção dos ambientes naturais necessários para a persistência da flora e fauna residente ou migratória, especialmente os remanescentes de campos naturais, as áreas de campos úmidos e várzeas, bem como realizar pesquisas científicas e o desenvolvimento monitorado de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Os refúgios de vida silvestre não necessariamente precisam ter suas áreas desapropriadas, desde que haja compatibilidade entre o uso das propriedades privadas e os objetivos da Unidade.

A ZA desta UC compreende 500 metros em projeção horizontal, a partir de seu perímetro, e adentra o estado de Santa Catarina, no município de Água Doce.

A vegetação da área é composta pelos campos naturais, associados com capões de Floresta Estacional Decidual e Semi-Decidual, ou capões de Floresta Ombrófila Mista, que atuam em importantes serviços ambientais e auxiliam na conservação dos recursos hídricos da região, por abrigar as nascentes do rio Chopim e Iratim, além de diversos cursos d’água e banhados.

Para a fauna, podem ser encontrados mamíferos como o morcego (Chrotopterus auritus), o bugio (Alouatta guariba clamitans), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e a aves como a noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), entre outros grupos animais.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na unidade são o pastoreio extensivo, exploração da erva-mate, cultivo de grãos e silvicultura. O REVIS ainda guarda um importante registro sociocultural de antigas construções do início da ocupação e da passagem dos tropeiros pela região, além de manter o modelo de pecuária tradicional.

 

Gestão do Parque

ICMBio
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Rua Doutor Beviláqua, 863, Centro Caixa Postal 127
Palmas, PR. CEP: 85.555-000
Fone/fax: (46) 3262-5099
Email: leoncio.lima@icmbio.gov.br
www.icmbio.gov.br
Cadastro Nacional de UCs

Pin It on Pinterest