Santa Catarina é composta basicamente pela agricultura familiar, 89,5% dos estabelecimentos tem menos de 4 módulos fiscais. Eles são responsáveis por 70% da produção agropecuária do Estado. Isso corresponde a 20% do PIB do Estado e 6,4% do País. São mais de 240 mil pessoas trabalhando no setor.  

Apesar dos números expressivos, o pequeno agricultor enfrenta diferentes desafios no dia-a-dia. Para auxiliá-los, várias políticas públicas e projetos são desenvolvidas ao longo dos anos. E a sinergia entre esses projetos é que faz a diferença.

Foi assim que aconteceu por 02 anos a parceria entre o Projeto Araucária, desenvolvido pela Apremavi e o Programa SC Rural, desenvolvido por diversas instâncias do governo do Estado de Santa Catarina.

Na região oeste, o envolvimento aconteceu através da linha de apoio ao Corredor Ecológico Chapecó, onde é previsto o pagamento por serviços ambientais (PSA) pela proteção e conservação de remanescentes florestais desta região.

A partir de inúmeras reuniões entre servidores da Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc), e Apremavi, identificou-se a possibilidade de agricultores atendidos pelo Projeto Araucária serem beneficiários na linha de PSA.

No dia 31 de Março de 2015, os 03 primeiros contratos para o pagamento por serviços ambientais foram assinados por agricultores de Passos Maia, que juntos conservam aproximadamente 07 hectares de mata nativa. Outros contratos devem ser assinados no decorrer deste ano.

Dezesseis agricultores do município de Galvão e um agricultor de Ponte Serrada também foram beneficiados por esta parceria com apoio para realização de ações de recuperação de áreas degradadas. Onde, o Projeto Araucária doou as mudas e o Programa SC Rural recursos para a construção das cercas.

O agricultor Adão de Sá agradece ao Projeto Araucária, pois segundo ele “só estou recebendo este pagamento por causa de vocês – Apremavi”.

O mesmo envolvimento entre os projetos aconteceu na região do Alto Vale do Itajaí, onde agricultores de associações e cooperativas beneficiárias do Programa SC Rural dos municípios de Vitor Meireles e Salete foram atendidos pelo projeto Araucária, visando a adequação ambiental das propriedades rurais, através da recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais.

Em Santa Terezinha a atuação foi em conjunto, visando o fortalecimento da Cooperativa de Agricultores Familiares Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater) através da realização de palestras, dias de campo, capacitações e envolvimento com grupo de mulheres.
O apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foi fundamental em todo esse processo.

Para Shigueko T. Ishy, servidora da FATMA “A atuação do Projeto Araucária foi de extrema importância para a divulgação e efetivação dos Corredores Ecológicos de SC. A partir de dados coletados no Projeto foi possível aprimorar os critérios de identificação e seleção de agricultores para participação no PSA Corredores Ecológicos SC, Capital Semente e assim iniciar o pagamento por Serviços ambientais em Santa Catarina, no âmbito do Programa SC Rural”.

O Projeto Araucária é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Socioambiental, Governo Federal.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest