Associada da Apremavi faz parte de grupo de Jovens Líderes em Clima

12 nov, 2018 | Clima Legal, Notícias

Ao longo dos dois últimos meses a associada e colaboradora da Apremavi, Carolina Schäffer, participou do Curso de Desenvolvimento de Lideranças para o Século XXI. Organizado pelo YCL Brasil, a iniciativa representa o capítulo brasileiro do programa internacional YCL – Youth Climate Leaders (Jovens Líderes em Clima) e tem como principal objetivo capacitar jovens de todo o mundo para desenvolverem suas habilidades de liderança e empreendedorismo e criar soluções para enfrentar as mudanças climáticas.

Composto por 3 partes: imersão, field placement e formação de delegação para COP24, o curso teve um currículo focado no desenvolvimento de habilidades para liderança, como Teoria U, escuta ativa e escrita reflexiva. Especialistas em ciência do clima, cooperação internacional, gestão de projetos e transição de carreira também foram convidados a apresentar suas trajetórias e projetos para inspirar o gupo de líderes.

Carolina agora é parte do YCL Network e junto com os demais líderes em clima está pensando soluções para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, além, é claro, de ter acesso exclusivo a oportunidades de intercâmbios profissionais e mentoria de profissionais da área socioambiental.

Imersão prática

Após 6 semanas de encontros para discussão teórica, o curso foi finalizado com uma imersão prática de quatro dias no Sinal do Vale, em Duque de Caxias (RJ), um lugar idealizado para regenerar ecossistemas, comunidades e indivíduos através de relacionamentos inspiradores e experiências de aprendizado. No famoso modelo do “aprender fazendo”, o Sinal do Vale sugere aos visitantes um mergulho em práticas que propõe soluções para a restauração das florestas e a regeneração dos solos, a importância das trocas entre as comunidades e a sugestão de novos sistemas e hábitos alimentares.

Além da oportunidade de mergulhar nas práticas oferecidas pelo Sinal do Vale, foram criados espaços interativos e rodas de conversas onde os jovens puderam compreender a importância e o funcionamento de diferentes iniciativas como a Plant for The Planet, a Mancha Tintas Orgânicas, e a plataforma Compras do Bem, todas engajadas no mesmo propósito de construir um planeta mais sustentável. Também foram elaboradas dinâmicas que ajudaran os líderes em clima a aprofundar o seu estudo nos planos de carreira e na conexão com o propósito de vida e suas missões.

Confira algumas fotos da imersão na galeria abaixo.

Prática em Agrofloresta

No penúltimo dia da imersão do YCL no Sinal do Vale, Felipe Villela, da reNature., e Eraldo Nagual, da Ecovila El Nagual, ministraram uma prática em agrofloresta para os jovens líderes do YCL.

A agrofloresta é uma prática agrícola sustentável que produz alimentos de forma natural. É caracterizada por misturar várias árvores, arbustos, hortaliças, gramíneas e culturas que se complementam, conseguindo assim uma maior variedade de rendimentos e mantendo o equilíbrio natural do ecossistema. Essas plantações simultâneas garantem um fornecimento contínuo de alimentos, bem como alto retorno econômico.

Confira algumas fotos da prática na galeria abaixo.

Jovens Líderes em Clima

A rede de Jovens Líderes em Clima, ou Youth Climate Leaders (YCL), é uma organização brasileira que forma jovens do mundo todo com potencial de assumir cargos de liderança (seja em empresas, governos ou organizações sociais) e chefiar projetos e organizações na área de mudanças climáticas e sustentabilidade.

O YCL oferece a oportunidade para que os jovens passem por formações online e off-line, incluindo aulas, visitas de campo e coaching e consigam se inserir profissionalmente no mercado de trabalho, seja começando ou avançando suas carreiras, unindo propósito e impacto social na área das mudanças climáticas/sustentabilidade através da educação e fazendo a ponte com organizações que já atuam no setor.

O primeiro piloto do YCL incluiu 10 dias de formações teóricas com profissionais da área em Paris (em parceira com a Universidade de Columbia) e visitas técnicas seguidas por um mês de imersão em projetos no Quênia. A imersão termina agora com a participação de uma delegação do YCL na COP-24, na Polônia.

Grupo Brasileiro de Jovens Líderes em Clima. Foto: Gabriel Carvalho.

Declaração de Futuro

Ao cursar as trilhas propostas pelo programa, os participantes foram convidados a construir uma declaração de futuro na qual deveraim buscar caminhos e soluções para responder a seguinte pergunta:

Qual a realidade futura que eu hoje escolho criar, e como a manifestarei na prática?

“Oi, eu sou a Carolina. Sou bióloga e artista. Aprendi desde cedo a amar e respeitar a natureza. Compreendo que todas as formas de vida merecem respeito e cuidado. Entendo que no mundo em que vivemos todos somos parte de um todo, não há pensamento solitário. Sei que o futuro aonde quero viver é influenciado diretamente pelos meus hábitos e minhas escolhas e também pelos hábitos dos meus amigos, parentes e vizinhos. Por isso, e pelo amor que as florestas me ensinaram a ter, a realidade que eu escolho construir hoje é baseada na expansão da consciência, na multiplicação do conhecimento, na difusão das ideias. Quanto mais pessoas se reconcetarem com a natureza, maior será a chance de salvarmos a humanidade. Eu acredito que cada movimento é importante e conta: uma foto do momento decisivo, uma conversa com o amigo não convertido, um filme emocionado, um livro escrito na folha de bambu, uma poesia musicada, uma comida preparada com afeto, uma árvore semeada com amor. Vamos junt@s? 

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest