No mês de agosto, Atalanta (SC) sediará um importante curso de agricultura orgânica com o engenheiro agrônomo colombiano, Jairo Restrepo Rivera.
Rivera, é consultor da ONU, com mais de 30 anos de experiência em agricultura orgânica, proteção ambiental, análise cromatológica dos solos, reciclagem e desenvolvimento rural sustentável. Ministrou mais de 750 conferências e mais de 700 cursos teórico-práticos na América Latina, África, Europa e Austrália e tem 16 livros publicados.
O curso terá 70 vagas e pretende contemplar todos os municípios do Alto Vale do Itajaí, com pelo menos 1 representante. 50% das vagas serão destinadas para agricultores que já trabalham na área e 50% para técnicos que serão futuros multiplicadores do conhecimento que o curso lhes proporcionará.
Um dos diferenciais do curso é que além da parte teórica, Rivera mostrará na prática o preparo dos insumos e nutrientes necessários para a correção do solo no cultivo de orgânicos. O curso será realizado entre os dias 06 a 09 de agosto, no Centro Ambiental Jardim das Florestas da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) em Alto Dona Luiza Atalanta (SC).
O curso é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), juntamente com outras 10 instituições parceiras: Apremavi, Prefeitura Municipal de Atalanta, Banco do Brasil, Cemear, Cooperfavi, Cresol, Epagri, IFC, Senar e Univali.
Para Edegold Schäffer, Presidente da Apremavi, este curso é fruto da parceria que envolve várias instituições preocupadas com o desenvolvimento de um modelo sustentável de agricultura na região do Alto Vale do Itajaí. Precisamos capacitar os agricultores e criar um programa que leve, além de orientação técnica para a produção de orgânicos, apoio logístico para a comercialização dos mesmos, afirma Schäffer.
Mais informações com Edson Fronza no email: agro@amavi.org.br