A Apremavi prestigiou o "Encontro do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Rio do Sul, realizado no dia 27 de fevereiro, nas dependências da Obra Kolping, em Rio do Sul, realizando uma palestra com o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Amazônia.
A palestra, que fez uma ligação entre o tema da Campanha da Fraternidade com a realidade do Bioma Mata Atlântica, foi ministrada pelo ex-diretor e atual conselheiro Urbano Schmitt Júnior e a Secretária Executiva Maria Luiza Schmitt Francisco.
Traçar este paralelo entre os biomas é muito importante, uma vez que todas as coisas estão interligadas e que todas as pessoas precisam ter consciência da importância de se preservar a natureza, independentemente de onde ela está.
Também é importante lembrar que mesmo as pessoas que não moram na Amazônia, podem ajudar a cuidar dela. Uma atitude por exemploé não utilizar madeiras provenientes ilegalmente desta floresta.
O tema da Campanha foi discutido pelos 40 representantes de Dioceses da região do Alto Vale que estiveram presentes. A contadora e administradora da diocese de Rio do Sul Eldiria Ventura, ficou encantada com a palestra ministrada e pelo trabalho que a Apremavi vem desenvolvendo na região – Conhecendo essas iniciativas mais a fundo, é que percebemos sua importância na preservação do Meio Ambiente relatou Eldiria.
Maravilhosa a Palestra ministrada pelo Sr. Urbano e pela funcionária da Apremavi Maria Luiza, sobre o Tema da Campanha da Fraternidade deste ano "Fraternidade e Amazônia", trazendo para a realidade do Alto Vale do Itajaí. Fiquei encantada com o trabalho que vem sendo feito pela Apremavi na região. O projeto e desenvolvimento acontece em cima da realidade de nossa região. Além de ser um trabalho de conscientização, é no agir que ele tem o seu grande foco. Conhecendo essas iniciativas mais a fundo, é que percebemos sua importância na Preservação do Meio Ambiente. Sou apaixonada por todas as iniciativas que visam a conscientização do Ser Humano no todo. Precisamos perceber que quando falamos de natureza estamos inclusos nela. Portanto não somos mais ou menos importante, somos parte dela. E que tudo é criação de Deus. Obrigada Urbano, Obrigada Maria Luiza pela oportunidade de conhecer este maravilhoso trabalho, e me conscientizar que preciso fazer a minha parte.