Cartilha ecológica é lançada durante Festival Literário em Atalanta
No dia 09 de outubro de 2019 foi lançada a cartilha ecológica de colorir “Desenhando o Bosque da Escola: 20 anos de amor pela Natureza”, uma iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde (EMEF Ribeirão Matilde). O lançamento aconteceu durante o I Festival Literário da rede municipal de ensino de Atalanta (SC), ocorrido no salão da igreja católica no centro da cidade.
A cartilha foi confeccionada pelos alunos durante as aulas de língua portuguesa que, ao usarem o gênero textual da poesia (quadrinha), relatam a história da EMEF Ribeirão Matilde e do Bosque de Heidelberg plantado em 1999 nos fundos da escola numa parceria com a Apremavi. Nas aulas de língua inglesa os alunos fizeram a tradução dessas poesias para o inglês e nas aulas de arte soltaram a imaginação e criaram desenhos para ilustrar os versos escritos. A capa da publicação é ilustrada com o desenho vencedor de um concurso de desenhos sobre o bosque.
A cartilha tem como principal objetivo destacar a importância desse bosque para toda a comunidade escolar e também comemorar os 20 anos de implantação do Bosque de Heidelberg na escola em parceria com a Apremavi e a ONG Alemã BUND – Freunde der Erde.
O festival esteve ainda repleto de atividades para as crianças, com oficinas de dobradura, contação de histórias, pintura facial, robótica, jogos e um show de mágica, além de uma feira de livros.
Esta é a segunda cartilha neste formato organizada pela escola. Em 2015 a escola lançou a cartilha “Memórias do Nosso Ribeirão” que conta a história do Ribeirão das Pedras e a importância de se restaurar a mata ciliar.
A edição e impressão da cartilha contou com o apoio da Apremavi e sua versão digital pode ser acessada aqui.
Cartilha “O Bosque da Escola” é lançada durante I Festival Literário da rede municipal de ensino de Atalanta (SC). Fotos: Arquivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde.
Autoras: Miriam Prochnow e Rosane Jochen Herbst.