Casal inicia agrofloresta em São Joaquim/SC com apoio do Matas Legais

9 set, 2022 | Notícias

Lucas Caliari e Laís Ferrari, paranaenses de Maringá, adquiriram recentemente uma propriedade na Serra Catarinense, no município de São Joaquim (SC). Entusiastas em prol do meio ambiente, com a ajuda do Matas Legais, estão transformando a propriedade, outrora utilizada com pastagem extensiva, em um exemplo de agrofloresta.

“Tudo começou quando o casal conheceu a Apremavi em fevereiro deste ano. A visita ao Centro Ambiental e ao Viveiro Jardim das Florestas foi o estímulo que faltava para o início do trabalho de restauração na propriedade”, informa Leandro Casanova, colaborador da Apremavi e Coordenador do Matas Legais.

Segundo o casal, a ideia é restaurar cerca de 15 hectares com a implantação de uma agrofloresta com foco no plantio de frutas nativas como uvaia, cereja, pitanga, araçá, e também árvores de erva-mate, bracatinga e araucária. “A ideia é que no médio prazo novos produtos, sabores e inovações sejam provenientes dessa agrofloresta”, destaca Laís. Já para Lucas: “é um sonho realizado e um desafio motivador a cada dia transformar e restituir a paisagem e contribuir com a qualidade de vida na propriedade e na comunidade. Além disso, a prática de queima em campos na região tem me deixado um tanto perplexo”.

Mudas prontas para o olantio de agrofloresta em SC. Foto: Lucas Caliari e Laís Ferrari

Registros do plantio. Fotos: Lucas Caliari, Laís Ferrari e Leandro Casanova

Depoimento do casal

“Somos Lucas e Lais da Villadagio, uma propriedade que nasceu há apenas um ano, mas com sonhos de muitos anos antes! 

Viemos do interior do Paraná, de uma região rodeada pela monocultura, para Pericó em Santa Catarina, para viver a agricultura que acreditamos: a agrofloresta! Com muita felicidade encontramos a Apremavi, que nos presenteou com mudas nativas da Mata Atlântica para regeneração da nossa área, através de frutíferas, flores, erva mate e muitas bracatingas. Visitamos o viveiro que fica em Atalanta, para conhecer esse projeto que há mais de 30 anos conserva a natureza através de doação de mudas para propriedades como a nossa. 

Priorizamos esse como o primeiro passo da Villadagio na Serra Catarinense, a simbiose do nosso bioma para nossa futura casa, hospedagem, cantina e agroindústria. Obrigada Leandro e Daiana pelo atendimento e suporte!”

 

O Matas Legais

O plantio teve apoio do programa Matas Legais, uma iniciativa da parceria entre a Apremavi e a Klabin que acontece em Santa Catarina desde 2005. O programa tem como objetivo desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

Autor: Leandro Casanova.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest