O Centro Ambiental Jardim das Florestas já tem data pra ser inaugurado. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) elegeu o dia 13 de julho de 2013, como provável data para a inauguração da obra, mês em que a instituição completa 26 anos de atuação na defesa, preservação e recuperação do meio ambiente.
A Apremavi iniciou suas atividades em 1987 denunciando crimes ambientais aqui na região do Alto Vale do Itajaí. Hoje, 26 anos após, conseguiu se destacar entre as organizações ambientalistas e é considerada uma das mais atuantes e bem estruturadas do Brasil.
Com muito trabalho e sempre buscando novos projetos e parcerias, a entidade se tornou uma das referências no país com relação ao desenvolvimento de projetos de conservação e educação ambiental.
Com a conclusão do Centro Ambiental, a Apremavi suprirá uma de suas maiores deficiências em termos de infraestrutura. A associação recebe anualmente dezenas de solicitações de estágio de estudantes universitários, colegiais e técnicos de várias regiões do Brasil e também do exterior e, a cada ano que passa, essa demanda vem aumentando.
O Centro está sendo construído desde o mês de março de 2012 no município de Atalanta (SC) e terá capacidade para hospedar até 32 pessoas. Além disso, terá um amplo refeitório e um auditório para cursos, palestras e treinamentos.
Um fator importante que merece ser ressaltado é o conceito de sustentabilidade que está sendo aplicado na obra. A construção terá sistema de captação de água da chuva, aquecimento através da energia solar e de serpentinas instaladas nas lareiras e fogão, que serão abastecidos com lenha de florestas plantadas.
O sistema de iluminação será através de lâmpadas de LED. A escolha desse tipo de luminárias se deu pelo baixo consumo de energia das mesmas e por terem uma vida útil mais longa e um menor impacto ao meio ambiente. A construção ainda terá rampas de acesso aos pisos superiores e um elevador panorâmico para pessoas com necessidades especiais.
A obra continua em ritmo acelerado e a cada dia que passa toma novas formas. Cerca de 80% da estrutura física já está concluída, mas a Apremavi continua buscando novas parcerias para possibilitar a conclusão do Centro e também para a aquisição dos equipamentos e mobília necessária para seu funcionamento.
O sucesso desse empreendimento se deve a parceria que a Apremavi vem fazendo com o setor privado. Aproximadamente 50 empresas do Alto Vale do Itajaí e de outras regiões de Santa Catarina já contribuíram para que este projeto se torne uma realidade.
As parcerias com os diferentes setores foram a chave do sucesso da Apremavi nestes 26 anos, e para enfrentar os novos desafios, estamos buscando novas parcerias.
A Apremavi agradece imensamente as empresas e pessoas envolvidas nessa empreitada. Somente através de parcerias conseguiremos fortalecer cada vez mais a instituição e com isso continuar a nossa luta pelo desenvolvimento sustentável.
Fotos: Edegold Schäffer e Wigold Schaffer.