Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística em Santa Catarina

17 maio, 2021 | Notícias

Entre os dias 10 a 13 de maio, a Apremavi teve a oportunidade de participar do curso “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística”, realizado pelo Instituto ClimaInfo. O curso, que foi realizado virtualmente, teve foco na realidade catarinense, tratando dos principais temas de interesse da região sob a ótica ambiental, econômica e científica. As aulas foram ministradas por especialistas em Comunicação, Ciência, Sustentabilidade e Meio Ambiente e contaram com a facilitação da jornalista Silvia Marcuzzo. Miriam Prochnow, fundadora da Apremavi, fez uma apresentação sobre soluções baseadas na natureza e Carolina Schaffer, Coordenadora de Comunicação da Apremavi, participou do evento como aluna. No dia 14 de maio, Carolina já aplicou os aprendizados numa entrevista para a Rádio Jovem Pan News – Difusora Rio do Sul (a entrevista começa no minuto 5:32).

O Instituto ClimaInfo é uma organização sem fins lucrativos filiada ao Global Strategic Communications Council (GSCC), focada na comunicação da ciência climática e nos debates nacionais e internacionais sobre a mudança do clima e idealizou o curso para jornalistas e comunicadores de Santa Catarina interessados na cobertura ambiental e científica do tema.

Todas as aulas estão disponíveis no canal do ClimaInfoNews no YouTube.

Aula ministrada por Miriam Prochnow durante o curso de formação em clima para jornalistas de Santa Catarina. Fonte: ClimaInfo.

Sobre as aulas

Panorama Brasil e o Mundo – A emergência climática é um dos desafios da humanidade atualmente e envolve a necessidade de adoção de medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. É membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), deu uma aula sobre o Panorama Internacional das Mudanças Climáticas e o diretor-executivo no ClimaInfo sobre o Panorama Brasil.

Panorama do Clima em Santa Catarina e as soluções catarinenses – O estado de Santa Catarina vem sofrendo eventos extremos, como o ciclone bomba, que ocasionaram prejuízos à sociedade e à economia catarinense. O Panorama do Clima em Santa Catarina foi ministrado pelo professor Francisco Aquino , professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e as soluções catarinenses foram expostas pela ambientalista, ativista climática, pedagoga e especialista em Ecologia, a fundadora da Apremavi, Miriam Prochnow.

Clima e Economia em Santa Catarina – Energia é uma dos temas que envolve a economia catarinense, nesta aula foi traçado um panorama do tema no contexto de Clima e Sustentabilidade e como fazer uma transição justa para uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa garantindo empregabilidade e desenvolvimento da economia. Neste dia ministraram as aulas o coordenador Sênior do Portfólio de Energia do Instituto Clima e Sociedade (iCS) Roberto Kishinami e o diretor de Biodiversidade e Clima (DBLIC) da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA) do Estado de Santa Catarina, Luciano Henning.

Desafios da imprensa na cobertura do meio ambiente – As aulas fomentaram uma reflexão sobre as práticas jornalísticas na cobertura ambiental. O coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, Claudio Angelo, trouxe em sua aula os principais desafios dos jornalistas. Também participaram professoras da faculdade e da pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Raquel Longhi — que ministrou uma aula sobre Narrativas na cobertura do Clima — e Rita Paulino que ensinou sobre o uso de ferramentas de busca de dados para a cobertura sobre o tema.

Autora: ClimaInfo – Tatiane Matheus.
Comentários iniciais: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest