Nos dias 26 e 27 de outubro aconteceu em Agronômica (SC), mais um plantio do Programa Clima Legal. Foram plantadas 1.184 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As mudas foram plantadas num terreno da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) pelos funcionários da instituição, membros da diretoria e associados.
A área onde foi realizado o plantio é uma Área de Preservação Permanente (APP) e teve como principal objetivo a recuperação da mata ciliar do Rio do Trombudo, um dos principais afluentes do Rio Itajaí na região do Alto Vale do Itajaí. O terreno onde se realizou o plantio está localizado nas margens da Rodovia BR 470 no município de Agronômica (SC).
Para este plantio foram utilizadas diversas espécies nativas, principalmente as frutíferas como o araçá, a cereja, a pitanga, a uvaia, a gabiroba, a jabuticaba, o ingá, a aroeira, a tucaneira, a baga de macaco, entre outras. Também foram plantadas algumas espécies nobres como o sassafrás e a canela e as ornamentais como os ipês, a caroba, o jacarandá e a sibipiruna.
A Apremavi espera que esta iniciativa inspire outros moradores do entorno para que façam também a recuperação de suas matas ciliares.
A recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas é extremamente importante para a amenização dos efeitos do aquecimento global. Estudos apontam que a temperatura média da Terra aumentou desde 1906 por cerca de 0,7 º C. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê aumentos de temperatura de entre 1,1 e 6,4 ° C para o período 1990-2100. A estimativa mais otimista para este século é um aumento de 1,8 º C.
O programa Clima Legal foi lançado em julho de 2007, durante as comemorações do 20º aniversário da Apremavi. Tem como objetivo promover plantios para o seqüestro de carbono, ajudando a amenizar os efeitos do aquecimento global tanto em Santa Catarina como no planeta. É também uma estratégia para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, para a conscientização ambiental e para o fortalecimento institucional da Apremavi.
O Programa foi desenvolvido para que pessoas físicas e jurídicas possam participar de uma forma efetiva para a preservação do meio ambiente e para o equilíbrio do planeta, através do plantio de árvores. Outras ações necessárias para combater o aquecimento global, pelo qual, todos são responsáveis, são: reduzir a emissão de gases pela indústria, evitar e combater o desmatamento, reduzir e economizar o uso de energia, reduzir a produção de lixo e consumo desnecessários, reduzir e evitar a queima de combustíveis fósseis de maneira geral (gasolina, diesel e gás de cozinha), entre outros.