Comitê da IUCN no Brasil tem novo secretariado

5 maio, 2021 | Notícias

Como integrante da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a Apremavi participou no dia 28 de abril, dia em que se comemora o Dia Nacional da Caatinga, da Assembleia que elegeu o novo secretariado do Comitê Brasileiro da IUCN.

Quem assumiu a coordenação eleita pelo comitê brasileiro, para o triênio 2021-2024, foi Miguel Moraes, da Conservação Internacional Brasil. Angela Pellin, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), assumiu a vice-presidência e a secretaria executiva ficou com Roberto Palmieri, do Imaflora.

A IUCN tem grande abrangência internacional, influenciando tomadores de decisão a partir de suas comissões, que são: (1) Educação e Comunicação; (2) Políticas Públicas; (3) Espécies Ameaçadas; (4) Legislação Ambiental; (5) Manejo de Ecossistemas; e, (6) Áreas Protegidas. Milheres de voluntários compõem essas Comissões, sendo que muitos de seus integrantes estão dentre os maiores especialistas das suas áreas de conhecimento.

É a maior rede para a conservação do mundo, agregando membros governamentais,  organizações não governamentais povos e comunidades tradicionais, propiciando o diálogo e as trocas de informações e cooperações diversas entre todas as regiões do mundo. Hoje, a IUCN é uma referência na geração de conhecimentos, ao levantar questões e ajudar a fornecer dados para guiar ações nos mais diversos campos da conservação.

Destaca-se por seu potencial de orientar decisões e ajuda a influenciar rumos de questões variadas ligadas à conservação. Dentre suas inúmeras publicações está, por exemplo, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que tem servido de base para governos, ONGs e empresas tomarem decisões que afetam os habitats naturais que remanescem no planeta.

O governo brasileiro não é mais membro da IUCN desde 2016. No entanto, há 26 membros brasileiros afiliados à IUCN que formam o comitê brasileiro dessa rede de organizações.

As pautas para este triênio são: 

  • Grupos de trabalho em: advocacy, comunicação e captação de recursos;
  • Campanha “Brazil Matters”;
  • Acompanhamento da implementação do programa no Brasil.
Reunião IUCN Brasil

Encontro virtual marca a assembleia que elegeu novo secretariado do Comitê Brasileiro na União Internacional para a Conservação da Natureza.

Autoras: Miriam Prochnow e Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest