No dia 12 de maio de 2015 foi realizada a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo da Estação Ecológica (ESEC) Mata Preta, no Pavilhão Comunitário da Comunidade Barro Preto, em Abelardo Luz, SC.
A reunião teve dois objetivos principais. Primeiro, continuar a discussão sobre o processo de renovação dos mandatos dos conselheiros e modificação do conselho da ESEC. Este processo foi divulgado em sites, acompanhado de contatos frequentes com os conselheiros e mobilização em campo nos municípios de Abelardo Luz (SC) e Clevelândia (PR).
Houve a discussão do novo arranjo do conselho, recebimento de novas demandas e definição dos próximos passos. A previsão é concluir o trabalho ao final deste primeiro semestre, para dar início à terceira gestão do conselho, que atuará no período 2015-2017.
Em sequência aos objetivos da reunião, Marluci Pozzan, da Apremavi, apresentou as atividades, metodologias adotadas e a importância das ações de restauração realizadas na ESEC Mata Preta, promovidas pelo Projeto Araucária, iniciativa da Apremavi, patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental. O projeto conta com parceria do ICMBio, além de outras instituições.
Marluci citou, inclusive, que parte do plantio integra sua dissertação de mestrado, orientada pela pesquisadora Camila Kissman, do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó. O estudo em andamento tem por objetivo avaliar a eficiência de diversos métodos utilizados para restauração de áreas florestais. Espera-se que os resultados possam servir de base para outros trabalhos de restauração, tanto em unidades de conservação quanto em propriedades rurais que se situem na mesma formação florestal, destaca Marluci.
Após a apresentação, os conselheiros se deslocaram até a ESEC para conhecer de perto o plantio de restauração e as áreas de monitoramento da pesquisa de mestrado. A visita foi guiada por Antonio de Almeida Correia Junior, analista ambiental da ESEC Mata Preta/ICMBio e Marluci Pozzan e Eloisa Donna, do Projeto Araucária/Apremavi.
A restauração realizada envolveu o plantio de mais de 52 mil mudas de espécies nativas. Esta ação consolida alguns dos objetivos da ESEC, como a restauração e pesquisa científica, e fazem da área um centro de experimentação e geração de conhecimento sobre metodologias de restauração florestal, a ser explorado por universidades, escolas da região e comunidade em geral, mediante atividades voltadas à pesquisa e educação ambiental.
Para a Professora Marcieli Maccari, que no conselho representa a Unoesc Xanxerê, a ESEC Mata Preta constituirá num marco importante para o entendimento da conservação e recuperação do meio ambiente no Oeste de Santa Catarina. Para as Universidades, a possibilidade de acompanhar o processo de recuperação de áreas que eram agrícolas em área de preservação, possibilitará aos acadêmicos o entendimento de conceitos estudados em sala de aula, que são dificilmente observados na região, cita Marcieli. Ela complementa. Além disso, vai proporcionar grande oportunidade de pesquisas de iniciação científica e de pós-graduação, gerando informações científicas no processo de recuperação e conservação da natureza.
Antonio de Almeida Correia Junior, analista ambiental da ESEC Mata Preta, ressalta que a oportunidade de fazer uma visita com os conselheiros na unidade de conservação, na área de restauração florestal, marcou a gestão do conselho consultivo por ser a primeira atividade com maior envolvimento dos conselheiros. A partir desse momento a ESEC Mata Preta passa a ser mais palpável e se pode perceber o potencial da unidade para pesquisa e educação ambiental, atividades que certamente passarão a ser planejadas em conjunto com o conselho consultivo, frisa Correia Junior. Ele completa: Os conselheiros puderam perceber, também, a importância de iniciativas como essa de restaurar a Floresta de Araucárias para a conservação da biodiversidade tanto local como regional, e o grande esforço que foi necessário para executar o projeto.
Mais informações sobre a ESEC Mata Preta poderão ser fornecidas pelo e-mail esec.matapreta@icmbio.gov.br. Sobre o Projeto Araucária, no e-mail projetoaraucaria@apremavi.org.br.