No dia 28 de março de 2012, através do projeto “Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação (UCs) Federais e Estaduais”, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realizaram a oficina para renovação do conselho consultivo desta Unidade de Conservação (UC).

A oficina foi realizada na Câmara de Vereadores de São Domingos e contou com a presença de representantes de entidades governamentais e da sociedade civil, interessados em contribuir com a gestão do PE das Araucárias através da participação no conselho consultivo.

A metodologia para renovação deste conselho foi construída em conjunto entre Apremavi, FATMA e GRIMPEIRO (OSCIP local), os quais foram responsáveis pela execução das atividades propostas, como visitas e reuniões de mobilização, até a efetiva oficina de renovação. Este processo também foi divulgado em mídias gerais, como jornais de circulação local e regional, rádios e sites da Apremavi e FATMA.

A oficina de renovação foi conduzida pelos técnicos da Apremavi Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli, contando com o apoio da gestora do Parque, Patricia Maria Soliani e do geógrafo da FATMA, João Luiz Godinho. Inicialmente, cada participante se apresentou e destacou a contribuição de sua representação para a gestão do Parque. Na sequência, Patrícia contextualizou o Parque e o conselho, ressaltando a importância do trabalho conjunto para a consolidação do PE das Araucárias.

Em seguida, o Sr. Angelo Milani apresentou o “GRIMPEIRO”, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada com o objetivo de auxiliar a gestão da UC, realizando ações de educação ambiental, apoio a pesquisa científica, integração da comunidade local com a UC, entre outras ações, por meio da gestão compartilhada com a FATMA.

Marcos Alexandre Danieli abordou sobre o conselho consultivo e o papel do conselheiro, destacando os princípios e orientações previstos na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e os direitos e deveres dos conselheiros. Destacou que o conselho é composto por diversas representações, e que cabe a este grupo o acompanhamento e monitoramento das diversas atividades que são realizadas na UC, para sua boa implementação.

Em plenária, definiu-se a nova estrutura do conselho, que não sofreu muitas alterações em relação à composição anterior, formado por 17 instituições, sendo que a maioria destas reafirmou o compromisso de conselheiro do PE das Araucárias. Outros contatos serão feitos com cooperativas locais e comunidades vizinhas do Parque, citados em plenária enquanto representações importantes para serem integradas ao conselho.

Após atendimento aos encaminhamentos gerais demandados, a Apremavi reunirá esse novo conselho para a uma oficina de capacitação em gestão participativa, que será realizada no dia 15 de maio de 2012.

{%GALERIA%}

 

Pin It on Pinterest