Conservador das Araucárias inicia restauração em Área Piloto

8 jun, 2022 | Conservador das Araucárias, Notícias

Restauração de mais de 80 hectares em Urubici, na Serra Catarinense, dá o pontapé inicial da implantação do projeto Conservador das Araucárias.

Uma das metas para o primeiro ano do Conservador das Araucárias, fruto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi, é a implantação de um projeto piloto de restauração numa propriedade em Urubici (SC).

Localizada na divisa com o Parque Nacional de São Joaquim, no coração da Serra Catarinense e na área de abrangência da Floresta com Araucárias, a Fazenda Santa Bárbara, propriedade escolhida para implantação do piloto, tem ao todo 155 hectares, dos quais 52% eram cobertos por pastagens e usadas pelo gado até recentemente, segundo o proprietário.

A proposta é que sejam restaurados 87,16 hectares usando diferentes metodologias como o plantio de mudas em área total, em 28,49 hectares, o enriquecimento ecológico, em 9,23 hectares, e a condução da regeneração natural, em 49,44 hectares.

As primeiras 4 mil mudas foram plantadas pela equipe da Apremavi, num mutirão realizado de 21 a 23 de fevereiro de 2022. De lá para cá, outras 21 mil mudas de espécies nativas como a araucária, a goiaba-da-serra, a erva-mate, a bracatinga, a imbuia, a aroeira-vermelha etc. já foram plantadas, totalizando 15 hectares restaurados. Nos próximos dois meses devem ser plantadas mais 20 mil mudas, para completar as atividades de restauração planejadas.

Giem Guimarães, proprietário da área, não mede esforços para garantir o sucesso da restauração da propriedade e espera que sua atitude sirva como exemplo. “Entendo que é preciso mostrar à sociedade que os negócios e a conservação podem andar juntos”, complementa.

Muda plantada

Cerca de 4 mil mudas foram plantadas na Fazenda Santa Bárbara apenas nos dois primeiros dias de ação. Fotos: Miriam Prochnow e Vitor L. Zanelatto. 

O Conservador das Araucárias

Lançado em abril, o Conservador das Araucárias é um projeto de restauração ambiental que traz um modelo inovador focado na recuperação de áreas rurais degradadas por meio do plantio de espécies nativas, com benefícios para as comunidades locais, fauna e flora da Mata Atlântica e sequestro de carbono.

Desenvolvido em parceria com a Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, o projeto tem a ambição de restaurar pelo menos 7 mil hectares da Mata Atlântica em um período de dez anos – o equivalente a 9.800 campos de futebol.

O Conservador das Araucárias conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais.

+ Saiba mais sobre o projeto

Autora: Carolina Schäffer
Revisão: Miriam Prochnow

Pin It on Pinterest