Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de agosto de 2010 a portaria que cria a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra do Lucindo. De propriedade da Apremavi, a reserva tem área de 316 ha e encontra-se na localidade de Serra do Lucindo, no município de Bela Vista do Toldo (SC).
A RPPN Serra do Lucindo está localizada em Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade, de acordo com o PROBIO. Grande parte dessa região está coberta com florestas pouco alteradas e a maior parte são florestas em estágio médio e avançado de regeneração, nas quais houve intensa exploração madeireira no passado. É uma das áreas de maior concentração da canela sassafrás, espécie muito importante da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.
A região de entorno da área constitui-se na maior parte por pequenas propriedades rurais, as quais praticam a agricultura de subsistência e tem como principal fonte de renda o cultivo do fumo. A área da RPPN também faz divisa com terrenos de empresas do setor florestal, que tem como base principal o plantio de espécies exóticas como o pinus.
A área, que agora é uma RPPN, foi adquirida pela Apremavi com o apoio da AccióNatura da Espanha com a finalidade de preservação, restauração, contribuindo com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e possibilitando a integração da UC com os moradores e pesquisadores da região.
O próximo passo agora é elaborar o Plano de Manejo da referida área. Para isso, a Apremavi encaminhou, no mesmo dia 31 de agosto, um projeto a ser submetido à aprovação pela SOS Mata atlântica, para fazer a elaboração desse Plano de Manejo.
Através do plano de manejo pretende-se cumprir as metas e objetivos traçados na criação da Unidade de Conservação (UC), orientar a gestão da UC, promover e incentivar à realização de atividades de educação ambiental e realização de pesquisas científicas que possam ampliar o conhecimento sobre a região, bem como, definir ações específicas para o manejo da referida Unidade.