Fomentar, divulgar e ensinar técnicas de agricultura orgânica. Estes foram os principais objetivos de um curso realizado entre os dias 06 e 09 de agosto no Centro Ambiental Jardim das Florestas em Atalanta. A iniciativa foi da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, a AMAVI e contou com o apoio de outras 10 instituições e organização da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

O colombiano Jairo Restrepo Rivera foi quem ministrou o curso. Ele é consultor da ONU e conta com mais de 30 anos de experiência na área. Informações sobre o trabalho de Rivera podem ser acessadas no site "La Mierda de Vaca", que com um slogan criativo instiga os internautas a saber mais sobre a prática da agricultura orgânica: "con agua y mierda no hay cosecha que se pierda" (com água e dejetos a colheita é certa). Os participantes aprenderam de forma descontraída e objetiva, práticas de preparo dos insumos e nutrientes necessários para a correção do solo no cultivo de produtos orgânicos. Rivera também iniciou os participantes na técnica da cromatografia, utilizada para se fazer a análise do solo, verificando quais substâncias ele contém.

Rivera explicando a cromatografia. Foto: Wigold B. Schaffer.

As explanações ocorreram de forma teórica e prática e cerca de 80 pessoas participaram. Entre elas, produtores orgânicos, técnicos, estudantes de agronomia, professores e engenheiros agrônomos, vindos de diversas cidades da região. Alguns deles, inclusive, ficaram hospedados durante os cinco dias de capacitação no albergue do próprio Centro Ambiental e em outros abrigos nas proximidades do local.

O presidente da Apremavi, Edegold Schaffer destaca que o evento foi um dos mais marcantes sobre o tema já realizados no Alto Vale. Ele também ressalta a importância das parcerias: “O sucesso do curso se deve a parceria entre 11 instituições de vários setores da região, entre elas; ONG, poder público, setor financeiro, órgão de pesquisa e meio acadêmico”. O curso de Agricultura Orgânica contou com o apoio da prefeitura do município de Atalanta, do Banco do Brasil, da Cemear, da Cooperfavi, da Cresol, da Epagri, do Instituto Federal Catarinense, do Senar e da Univali.

O presidente da Apremavi ainda frisa que é importante expandir estes conhecimentos para que mais produtores venham a desenvolver a prática: “Um dos objetivos do curso era trazer mais conhecimento para os agricultores que já produzem produtos orgânicos e também formar multiplicadores desse conhecimento”.

Vale destacar que na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que possam colocar em risco a saúde humana e o meio ambiente. Nela, não são utilizados fertilizantes sintéticos, solúveis ou agrotóxicos.  O produto orgânico deve ser produzido contemplando elementos naturais e o uso correto do solo, da água e do ar.

Colocar a mão na massa fez parte dos trabalhos. Foto: Wigold B. Schaffer.

Apesar de o Brasil poder se destacar nesta atividade pelo fato de possuir diferentes tipos de solo e clima, o nosso país é o que mais consome agrotóxicos em todo o mundo e segundo a coordenadora de políticas públicas da Apremavi, Miriam Prochnow, isso preocupa a entidade. Em escala mundial, são usados 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos por ano.

O uso indiscriminado dos também chamados “defensivos agrícolas”, acarreta em vários problemas ambientais. Entre eles está a degradação do solo, a contaminação de reservas subterrâneas de água (lençóis freáticos), e o desmatamento. Estudos comprovam que o consumo de agrotóxicos também causa problemas à saúde humana.

A alternativa tida como solução para estes sérios problemas é a prática da agricultura orgânica, sem o uso de agrotóxicos e também pesticidas. No lugar destas substâncias são usados adubos e fertilizantes naturais e orgânicos, por exemplo.

Com cursos e capacitações como esta a Apremavi almeja alcançar mais agricultores conscientes, que passem a produzir alimentos que não farão mal à saúde do ser humano e também não impactarão o meio ambiente.

Participantes do curso. Espera-se que todos sejam multiplicadores da agricultura orgânica em seus locais de origem. Foto: Wigold B. Schaffer.

Pin It on Pinterest