Dia da árvore na Apremavi é sinônimo de ação

2 out, 2023 | Matas Sociais, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

O Dia da Árvore é uma data emblemática que nos convida a refletir sobre a vital importância dessa forma de vida para todas as espécies. 

O plantio de mudas desempenha um papel fundamental na restauração ecológica de ecossistemas e também amplia a presença de árvores em áreas urbanas. Por meio das doações diretas e vendas de mudas para organizações que também realizam a distribuição de mudas nativas no Dia da Árvore, a Apremavi busca associar as atividades de educação e mobilização com a prática, promovendo o plantio de árvores e sensibilizamos sobre a necessidade da conservação e restauração para o enfrentamento das crises socioambientais do presente.

Ao lado de parceiros de longa data e centros de ensino de diferentes municípios, foram articuladas e apoiadas diversas atividades, buscando a distribuição das mudas e o compromisso de que as mesmas serão plantadas. Confira algumas ações realizadas pela Apremavi em rede com parceiros nesta data:

Doação de mudas

O projeto Matas Sociais – planejando propriedades sustentáveis, executado em parceria com a Klabin e o Sebrae, doou 2.640 mudas para instituições de ensino e governamentais de sete municípios:

  • Telêmaco Borba: Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba e Secretaria do Meio Ambiente;
  • Ventania: Secretaria do Meio Ambiente;
  • Ortigueira: Escola Municipal Professor Mercimeire Teodoro de Oliveira e Secretaria do Meio Ambiente;
  • Reserva: Secretaria do Meio Ambiente;
  • Imbaú: Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lu, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Câmara Municipal dos Vereadores de Imbaú (CEMEI);
  • Figueira: Secretaria Municipal de Figueira.
Plantio de mudas no Centro Municipal de Educação Infantil em Imbaú (PR). Crédito: Centro Municipal de Educação Infantil em Imbaú (PR)

Plantio de mudas no Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lu em Imbaú (PR). Crédito: Adriana Sokulski Paes.

Distribuição de mudas na rede Archer

Por mais de duas décadas, no Dia da Árvore, a rede de Supermercados Archer, com sede em Brusque (SC), tem presenteado seus clientes com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Em 2023  foram distribuídas 30.000 mudas, todas provenientes do Viveiro Jardim das Florestas. A campanha de doação foi marcada pela chamada inspiradora “Preservar é fazer do futuro uma parte do seu dia a dia.”

Carregamento de mudas adquiridas pela rede Archer para doação. Foto: Taís Fontanive

Carregamento de mudas adquiridas pela rede Archer para doação. Foto: Taís Fontanive

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest