Diálogo Florestal lança vídeo animado: Dialogando a Gente se Entende

2 ago, 2016 | Notícias

Será lançada nas redes sociais, nesta terça-feira, 02 de agosto de 2016, a animação “Dialogando a gente se entende” que conta a história do Diálogo Florestal – uma das mais inovadoras iniciativas na construção de soluções de consenso e resolução de conflitos, tanto no Brasil como no exterior.

O Diálogo Florestal foi criado em 2005, no auge do confronto entre a indústria de papel e celulose, comunidades e ambientalistas. O ambiente tenso dos encontros iniciais, não desanimou os participantes a buscar uma metodologia que conseguisse dar voz e transparência aos processos de negociação. “As decisões são tomadas por consenso mesmo que isso demore mais tempo. Mas quando se chega a um acordo, ele reflete o processo de maturidade do grupo e por isso funciona”, explica Miriam Prochnow, secretária executiva do Diálogo Florestal.

A animação foi a técnica escolhida para contar essa história por permitir que um público mais amplo possa conhecer a metodologia desenvolvida pelo Dialogo Florestal. O vídeo mostra dois dos mais emblemáticos acordos realizados pelos parceiros da iniciativa: o afastamento dos plantios de pinus e eucalipto de núcleos urbanos e a rota das barcaças que mudou o trajeto transporte de celulose para não afetar os pescadores e a vida marinha no Sul da Bahia.

“Temos inspirado muitas iniciativas com a nossa metodologia como, por exemplo, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e vários diálogos regionais” conta Miriam. O Diálogo Florestal começou na Mata Atlântica mas já se espalhou por outros biomas brasileiros e está presente em 10 estados. “Ninguém poderia imaginar que isso aconteceria quando tivemos o nosso primeiro encontro. Isso nos faz acreditar mesmo que “dialogando a gente se entende” e que a “tecnologia do diálogo” pode ser muito útil neste momento da vida brasileira”, completa ela.

Para Ivone Namikawa, representante da Klabin e integrante do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, o vídeo será uma importante ferramenta de divulgação: “durante o evento paralelo da COFO 23, na FAO em Roma, onde aconteceu o pré-lançamento do vídeo, ficou claro que o exemplo do diálogo será muito importante para outros setores”.

Momento do pré-lançamento realizado na Conferência da FAO. Foto: Arquivo Diálogo Florestal.

No Alto Vale do Itajaí o pré-lançamento do vídeo aconteceu no dia 20 de julho de 2016, durante o evento do Diálogo do Uso do Solo – Planejando Propriedades Sustentáveis no Alto Vale do Itajaí, que contou com a presença de 70 representantes de vários setores da região. Confira abaixo um dos momentos do evento.

A animação “ Dialogando a gente se entende” poderá ser acessada nas seguintes páginas das redes sociais:

Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=LcCEs_pwLSM&feature=youtu.be 

Facebook:
https://www.facebook.com/DialogoFlorestal/ 

O vídeo tem uma versão em inglês, que pode ser acessada aqui.

Em anexo (no final da matéria) arquivos com vários formatos do vídeo para download.

Ficha Técnica:
Animação: “Dialogando a gente se entende” – 2’20”
Produção: Mandra Filmes
Roteiro e Coordenação: Maria Zulmira de Souza, Miriam Prochnow e Maura Campanili.
Informações para a imprensa:
(47) 8840-7072
miriam@dialogoflorestal.org.br
www.dialogoflorestal.org.br

O que é o Diálogo Florestal

Iniciativa que reúne organizações, empresas, ambientalistas e moradores para implementar uma nova maneira de dialogar, com o objetivo de executar ações conjuntas de sustentabilidade entre setores historicamente antagônicos no país: a indústria de base florestal e organizações da sociedade civil.
Criado em 2005, foi inspirado no modelo da iniciativa internacional The Forests Dialogue (TFD). Está presente em dez estados brasileiros e trabalha a partir de fóruns e grupos de tra­balho voltados para a cooperação, resolução de problemas e consolidação de oportunidades.

Pin It on Pinterest