Diálogo Florestal realiza encontro para planejar atuação nos próximos anos

28 set, 2022 | Notícias

O Encontro Nacional de 2022 do Diálogo Florestal ocorreu em Curitiba, entre os dias 20 e 21 de setembro, e foi marcado pela formulação de um novo planejamento estratégico.

Cerca de trinta representantes dos fóruns regionais, Conselho de Coordenação e do Comitê Executivo estiveram reunidos para revisar os princípios e missão que orienta a atuação do Diálogo Florestal, além de propor novas metas e atividades para os próximos cinco anos. Na oportunidade, também foi definida a visão de futuro (2030) da iniciativa, em consonância com a Década para a Restauração de Ecossistemas, que ocorre no mesmo período e tem apoio do Diálogo Florestal.

Após dois anos de encontros realizados totalmente online, essa edição contou com participantes reunidos presencialmente e outros à distância, através de ferramentas digitais. A pluralidade de perspectivas e territórios representados no encontro trouxeram sugestões para o aprimoramento das atividades nos próximos anos. Entre os anseios estão: continuar avançando na promoção da inclusão, influências na implementação das políticas públicas do setor florestal e influência para o desenvolvimento de estratégias que promovam a conservação da natureza. Essas e outras sugestões foram aprimoradas entre pares, com a sugestão de ações e caminhos para a execução.

Participantes do Encontro Nacional 2022. Foto: Divulgação – Diálogo Florestal. 

Desse modo, o Diálogo Florestal irá dispor de perspectivas aprimoradas para orientar suas atividades e continuar crescendo; evoluindo na representatividade dos personagens interessados no setor florestal no Brasil e catalisando a construção de soluções sustentáveis para o uso e conservação das paisagens.

Vitor Lauro Zanelatto, secretário executivo do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC) e integrante da equipe Apremavi, destaca a importância do evento: “O Diálogo Florestal já é uma iniciativa estabelecida no Brasil, respeitada e com inegável mérito para que o diálogo promova soluções no setor florestal. O tom desse encontro se deu pela busca de aprimoramentos. O futuro dessa iniciativa exemplar aos demais setores produtivos do Brasil deve estar no caminho da diversidade e da atuação constante em busca da sustentabilidade”, destaca.

Na oportunidade, o (FF PR e SC) também realizou a distribuição dos primeiros exemplares da cartilha “Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres”. A publicação apresenta ensaios de seis integrantes do Fórum Florestal que atuam em diferentes posições do setor, buscando a conservação dos recursos, a equidade de gênero, e a promoção de diálogos capazes de construir soluções.

O Diálogo Florestal
O Diálogo Florestal é uma iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores. Visa promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente.

A iniciativa reúne empresas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa que participam dos Fóruns Regionais. Para deliberar sobre pautas nacionais o Diálogo Florestal realiza Encontros Nacionais, no máximo a cada dois anos.

Autores: Vitor Lauro Zanelatto.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.

Pin It on Pinterest