Do viveiro à floresta

5 jun, 2023 | Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

No Dia do Meio Ambiente (05/06) a Apremavi lança a série “Do viveiro à floresta“, com orientações aos parceiros sobre as principais atividades no início do processo de restauração ecológica de uma área degradada. 

Dedicada aos parceiros das atividades de restauração, protagonistas do plantio e dos cuidados com as mudas ao longo do processo de restauração ecológica, a série busca apresentar orientações técnicas simples e de fácil execução, mas que são essenciais para o crescimento saudável e pleno das mudas. 

Produzidas no viveiro Jardim das Florestas, as mudas da Apremavi utilizam a tecnologia Ellepot desde 2019. A embalagem de papel, pouco usual nas mudas comercializadas no varejo no Brasil, não deve ser retirada para o plantio, pois é composta de fibras de papel, que se degradam completamente poucos meses após contato com o solo. Outra crença comum que os vídeos abordam é sobre a aparente necessidade de manter toda a área limpa, sem o crescimento de qualquer vegetação para além das mudas plantadas.

Nesse sentido, os técnicos apresentaram nos vídeos o que é e como fazer o “coroamento”, também chamado de “espelhamento” das mudas plantadas. A retirada de gramíneas em áreas reduzidas diminui a exposição do solo e possibilita a chance de que plântulas que estejam em desenvolvimento através da regeneração natural, pela dispersão de sementes feita por animais ou pelo vento, por exemplo, possam crescer também, aumentando a diversidade de espécies na área.

Os vídeos foram gravados pela equipe técnica da Apremavi em propriedades rurais que estão sendo atendidas por projetos da Apremavi e recebem mudas do viveiro em Santa Catarina e no Paraná. A ideia é que o conteúdo da série seja enviado para os participantes dos projetos através do WhatsApp, como forma de complementar as orientações sobre boas práticas durante o plantio e cuidados com a área apresentadas nas visitas de planejamento da intervenção e para a entrega das mudas.

Cuidados antes do plantio

Nesse episódio Pedro Ferreira, técnico ambiental da Apremavi, apresenta as orientações para o armazenamento das caixas de mudas até a hora do plantio. Pedro salienta sobre a importância de manter as mudas à sombra e fazer a rega com frequência, buscando manter a umidade no substrato.

O plantio das mudas 

Não existe uma única forma certa para colocar as mudas no berço, mas alguns cuidados são essenciais para preparar a área e garantir que uma floresta seja plantada com sucesso. Nesse episódio Weliton Oliveira, técnico ambiental da Apremavi, compartilha algumas dicas para realizar o plantio das mudas produzidas no viveiro Jardim das Florestas e entregues pela Apremavi.

A manutenção após o plantio 

Esse episódio apresenta as principais orientações para cuidar das mudas nativas após o plantio. Leandro Casanova, coordenador de projetos da Apremavi, destaca a importância de analisar a área em sua totalidade, pois algumas plantas podem surgir sem o plantio, através da regeneração natural. Se forem nativas, essas espécies devem ser mantidas na área, pois irão contribuir na cobertura, sombreamento e preenchimento da área, acelerando o processo de restauração. 

Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Carolina Schäffer e Thamara Santos de Almeida

Pin It on Pinterest