Plantio de bosque celebra parceria da Apremavi com a Ellepot

4 set, 2019 | Clima Legal, Notícias, Projetos da Apremavi

Na Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) gostamos mesmo é de plantar florestas, por isso já estamos ansiosos para ver como vão estar as mudas que plantamos hoje no Bosque Ellepot. Em quanto tempo será que as primeiras sombras aparecerão?

No dia 04 de setembro de 2019 a Apremavi iniciou a implantação do Bosque Ellepot, na localidade de Santo Antônio, em Atalanta (SC). O plantio de 4.000 mudas de árvores nativas tem como objetivo celebrar a parceria com a empresa Ellepot, responsável pela tecnologia de mesmo nome, inaugurada pela Apremavi junto com as novas instalações do Viveiro Jardim das Florestas, em abril desde ano.

No último dia 4 de setembro a Apremavi e parceiros realizaram o plantio de 4.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Bosque do Ellepot. Fotos: Arquivo Apremavi.

A implantação do novo viveiro foi possível graças ao apoio do BNDES, através do projeto Restaura Alto Vale, de investimentos da própria Apremavi e da parceria com a empresa Ellepot, que produz um sistema de produção de mudas de mesmo nome. O Ellepot é um sistema de produção de mudas numa embalagem de papel biodegradável, certificado pela Rainforest Alliance e pelo FSC, composto de fibras de celulose, cuja decomposição varia de 5 a 18 meses.

Esse sistema elimina o uso de saquinhos ou tubetes plásticos na produção de mudas, possibilita o plantio direto sem retirada da embalagem otimizando o tempo de plantio, evita deformação das raízes propiciando ganho de altura das árvores, aumenta a sobrevivência das mudas mais sensíveis e facilita plantios manuais e mecanizados. Com essa tecnologia a Apremavi caminha para uma produção de mudas mais sustentável, diminuindo sua própria pegada ecológica.

O Ellepot é um sistema de produção de mudas numa embalagem de papel biodegradável, certificado pela Rainforest Alliance e pelo FSC, composto de fibras de celulose, cuja decomposição varia de 5 a 18 meses. Foto: Miriam Prochnow.

O plantio foi realizado com a participação de integrantes do Grupo Plantando o Futuro e da equipe e diretoria da Apremavi. Representando a Ellepot estiveram presentes Darci Wernek, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Ricardo Forneris Junior, Gerente de Vendas para a América do Sul.

Na oportunidade os representantes da Ellepot visitaram o viveiro para conferir as mudas produzidas no novo sistema e constataram que a produção está de vento em popa e com mudas de excelente qualidade. Eles também visitaram a Trilha da Restauração, que fica ao lado do Centro Ambiental Jardim das Florestas e conheceram o Portal Ambiental, plataforma onde são cadastrados e estão disponíveis os dados das áreas em restauração com apoio da Apremavi.

Representantes da empresa Ellepot durante visita ao Viveiro Jardim das Florestas e caminhada na Trilha da Restauração, na Apremavi. Fotos: Miriam Prochnow.

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest