A Apremavi sempre se empenhou muito na produção de materiais de educação ambiental, pois a conscientização das pessoas sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente é fundamental. A educação ambiental é um instrumento de sensibilização e de difusão de informações. Nesta matéria a Apremavi apresenta uma listagem dos materiais produzidos e que estão ao alcance de todos os interessados.
LIVROS
A Mata Atlântica e Você Como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaçada floresta brasileira – É inquestionável a importância da Mata Atlântica para o país, por abrigar em seu domínio a maior parte da população brasileira e por possuir um dos maiores índices de diversidade biológica do planeta. Este livro é um importante instrumento para ser utilizado no dia-a-dia de técnicos, proprietários rurais, professores e de todas as pessoas empenhadas na nobre tarefa de conservar e recuperar a mais ameaçada floresta brasileira.
Floresta com Araucárias Um símbolo da mata atlântica a ser salvo da extinção – Esta publicação é uma das estratégias e esforços para reverter o atual quadro de degradação e destruição de um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. São 82 páginas com o objetivo de contribuir para que as gerações futuras possam usufruir dos grandes benefícios oferecidos pelos recursos naturais dessa fitofisionomia de enorme biodiversidade que faz parte do bioma da Mata Atlântica.
Barra Grande A hidrelétrica que não viu a floresta – Esta publicação reúne artigos e textos sobre o caso da UHE Barra Grande, alguns já publicados e outros inéditos. É também um registro em memória da luta pela preservação das florestas e da população do vale do rio Pelotas. O resgate dos absurdos, mentiras, fraudes e omissões que nortearam o processo de licenciamento da UHE Barra Grande, deve servir de lição a todos, para que casos como este não se repitam no futuro.
DVDs
2 em 1 – Mata Ciliar e Agricultura Orgânica
1- Mata Ciliar – O vídeo da mata ciliar mostra como o desmatamento, principalmente nas margens dos cursos dágua, traz conseqüências desastrosas ao meio ambiente e a qualidade de vida. Mostra também como é possível recuperar áreas de preservação permanente, utilizando exemplos bem práticos. Este dvd foi classificado como um dos 16 finalistas no primeiro festival de vídeo ecológicos de Palmas em 1995.
2 – Agricultura Orgânica – Este filme traça um paralelo entre a agricultura química e a agricultura orgânica, mostrando as vantagens sociais, econômicas e ecológicas da agricultura orgânica. Ensina também de forma clara e simples o que fazer para mudar de um sistema para outro. A agricultura orgânica tem sido uma das grandes alternativas para melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares
3 em 1 Mata Atlântica uma grande oportunidade e Mata Atlântica o renascer das florestas I e II
1 – Mata Atlântica uma grande oportunidade – Mostra a situação em Santa Catarina apontando as inúmeras oportunidades de negócios e investimentos que a conservação das florestas pode proporcionar às presentes e futuras gerações. As variadas paisagens de Mata Atlântica podem se tornar um dos pilares do desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.
2 – Mata Atlântica o renascer das florestas I – Retrata a importância das florestas secundárias da mata atlântica e mostra como enriquecê-las com espécies de valor econômico e ecológico. Foi produzido no âmbito do projeto Enriquecimento de Florestas Secundárias, executando pela Apremavi com o apoio do PDA Subprograma de Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente.
3 – Mata Atlântica o renascer das florestas II – Mostra os métodos utilizados no enriquecimento de florestas secundárias e os resultados já alcançados em três anos de atividades, numa propriedade piloto e em diversas propriedades de pequenos agricultores de Vale do Itajaí (SC), através de projeto Enriquecimento de Florestas Secundárias, iniciado pela Apremavi no ano de 1996.
Barra Grande -Este vídeo mostra um dos maiores crimes cometidos contra a natureza nos últimos tempos. Com base em um estudo de impacto ambiental fraudado foi autorizado e construída uma hidrelétrica que inundará mais de 5.000 hectares de florestas com araucárias, boa parte delas primárias e extinguirá da natureza uma espécie de bromélia Dyckia distachya, além de desalojar centenas de moradores da região do Rio Pelotas, na divisa de SC com o RS. Apesar de todos os esforços feitos pelos ambientalistas, a obra recebeu a licença de operação em junho de 2005, cinco meses depois deste vídeo ter sido editado.
Para aquisição dos materiais entrar em contato com a Apremavi pelo e-mail: info@apremavi.org.br ou pelo fone: (47) 3521-0326.