Embiruçu, endêmica da Mata Atlântica e indicada para recuperação de APPs

27 dez, 2023 | Guia de Espécies, Notícias

O embiruçu (Pseudobombax grandiflorum) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica que ocorre no Nordeste (Bahia, Maranhão, Sergipe), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e Sul (Santa Catarina) do Brasil. As árvores maiores atingem dimensões próximas a 25 metros de altura e 90 centímetros de diâmetro na altura do peito (DAP).

É polinizada principalmente por morcegos da família Phyllostomidae – Anoura caudifer e A. geoffroyi, e abelhas silvestres, sobretudo as irapuá. A dispersão dos seus frutos e sementes é anemocórica, realizada pelo vento.

É uma espécie pioneira a secundária inicial, encontrada no interior da floresta primária e principalmente em formações secundárias (capoeiras e capoeirões). Do ponto de vista da restauração, pode ser plantada a pleno sol, em pequenos plantios puros ou em plantios mistos, associados com espécies pioneiras. É indicada para plantios em áreas de preservação permanente bem como para recuperação natural de voçorocas. 

O embiruçu também é importante para a fauna, pois o macaco-prego se alimenta das flores dessa espécie, que são ricas em néctar, é extremamente ornamental pela forma pouco comum de seus ramos quando em floração, cujas pontas terminam abruptamente. Também apresenta ótimas qualidades para paisagismo em geral. O embiruçu é uma das espécies nativas produzidas no Viveiro Jardim das Florestas e utilizada pela Apremavi em plantios de restauração florestal.

> Conheça o Viveiro e compre mudas nativas

Detalhes da flor, árvore e fruto do Embiruçu. Fotos: João Paulo de Maçaneiro CC BY-NC-SA 4.0 DEED , Artur403, CC BY-SA 3.0, Mauro Halpern CC BY 2.0 DEED, Mauricio Mercadante, CC BY-NC-SA 2.0 DEED.

Embiruçu

Nome científico: Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns
Família: Malvaceae.
Utilização: Madeira utilizada para fabricação de caixotes e miolos de compensado. Paisagismo em geral.
Coleta de sementes: Diretamente da árvores quando iniciar a abertura espontânea dos frutos.
Época de coleta de sementes: Setembro a novembro.
Fruto: Verde, deiscente.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Rápido.
Germinação: Rápida.
Plantio: Mata ciliar, área aberta, solo degradado
Status de conservação: pouco preocupante – LC (não ameaçada).

 

Aspectos do embiruçu: árvore e mudas produzidas pelo Viveiro Jardim das Florestas. Fotos: Wigold B. Schäffer. 

Fontes consultadas

CARVALHO-SOBRINHO, J.G; YOSHIKAWA, V.N. Pseudobombax, in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB9195>. Acesso em: 22 dez. 2023

BRASIL. Paulo Ernani Ramalho Carvalho. Embrapa. Embiruçu (Pseudobombax grandiflorum). Colombo: Embrapa Florestas, 2008. 9 p. Circular Técnica 155. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/44068/1/circ-tec155.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

MIRIAM PROCHNOW (org.). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007. 188 p. Disponível em: https://apremavi.org.br/wp-content/uploads/2018/03/livro-jardim-das-florestas.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

Autora: Thamara Santos de Almeida
Revisão: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: ©️ Wigold B. Schäffer



Pin It on Pinterest