Encontro virtual substitui visita à Apremavi em período de pandemia

2 mar, 2021 | Notícias

30 alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus de Curitibanos, participaram de um encontro virtual co-organizado pela Apremavi na última segunda-feira, 01 de março de 2021. O encontro faz parte da programação didática da matéria “Conservação e Uso da Biodiversidade”, ministrada pela professora Karine Louise dos Santos na UFSC.

Para cumprir com as regras de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, os colaboradores da Apremavi substituíram o que seria uma visita guiada pelo Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas por uma manhã com palestras virtuais.

De forma dinâmica e com apoio de muitas fotografias, Edegold Schaffer, Leandro da Rosa Casanova e Taís Fontanive conseguiram compartilhar o dia-a-dia da Apremavi dando destaque para as atividades desenvolvidas no Viveiro, como a produção de mudas nativas da Mata Atlântica que são usadas para restaurar áreas degradadas. Esse tema também abriu espaço para o compartilhamento das etapas do processo de restauração florestal e a discussão sobre a importância dessa atividade para a manutenção da biodiversidade.

O conselheiro da Apremavi, Wigold B. Schaffer, aproveitou o encontro para compartilhar informações sobre as políticas públicas e ações anti-ambientais que estão em curso e que ameaçam a integridade do Planeta, e também trouxe sugestões de como cada um pode ser ativista e contribuir para mudar a realidade em que estamos vivendo e garantir um futuro para a humanidade.

A professora Karine acredita que o encontro, mesmo que de forma remota, conseguiu instigar a atenção dos alunos ao possibilitar a partilha da paixão e do comprometimento da Apremavi com as atividades que desenvolve. “A Apremavi é uma associação comprometida há décadas com a conservação da biodiversidade e os recursos naturais, estando engajada em vários níveis com a causa ambiental. Sua atuação na produção de mudas de espécies nativas e seus projetos de restauração servem de inspiração para os futuros profissionais”, complementou Karine.

Autora: Taís Fontanive.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest