Equipe de sustentabilidade da Klabin visita a Apremavi e reforça parceria que completa 15 anos

9 mar, 2020 | Matas Legais, Matas Sociais, Notícias, Projetos da Apremavi

No dia 03 de março a Apremavi recebeu a visita da equipe de sustentabilidade da Klabin. Foi um importante dia, uma vez que em 2020 as duas instituições completam 15 anos de parceria, através dos projetos Matas Legais e Matas Sociais. O Projeto Matas Legais iniciou em 2005 no estado de Santa Catarina e em 2008 foi também para o estado do Paraná. Em 2015, no Paraná, teve início o projeto Matas Sociais.

Nestes 15 anos de trabalho conjunto foram envolvidas 1.662 propriedades, num total de mais de 530 hectares restaurados com plantio de mudas nativas e 2.717 hectares remanescentes em conservação e regeneração natural. Foram plantadas/doadas 1.7000.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica (dados de 2019).

Dentro da parceria são desenvolvidas ações de apoio ao fomento florestal; orientações para adequação ambiental de propriedades; auxílio na restauração da Mata Atlântica; apoio no processo de certificação florestal; educação ambiental e capacitação; diagnósticos socioambientais; elaboração de Planos da Mata Atlântica; e planejamento de paisagens sustentáveis.

Equipes da Apremavi e Klabin na Trilha da Restauração, localizada nas proximidades do Viveiro Jardim das Florestas, em Atalanta (SC). Foto: Wigold B. Schäffer.

Para Julio Cesar Batista Nogueira, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, a visita foi uma grata satisfação e oportunidade de conhecer a equipe e as instalações da  Apremavi: “reforçamos mais ainda a nossa parceria de 15 anos com trabalhos em propriedades rurais de pequenos e médios produtores, de preservação ambiental, conservação das propriedades, educação ambiental, diversificação da produção, adequação ambiental das propriedades, incentivo ao associativismo/cooperativismo. Buscamos identificar novas oportunidades para ampliar ainda mais esta parceria que tem obtido excelentes resultados para os participantes dos nossos programas ambientais e sociais”, complementou Julio.

Para Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi, essa visita foi muito importante: “ao mesmo tempo em que é um momento de celebração dos resultados, é também uma oportunidade para aprofundar os trabalhos e causar um impacto positivo ainda maior nas comunidades, uma vez que além de na parceria estarem representados os objetivos de cada instituição, o objetivo maior é apoiar ações de sustentabilidade com ganhos para a sociedade como um todo”.

A Apremavi e a Klabin também se encontram e atuam nas seguintes iniciativas: 

Diálogo Florestal Brasileiro, Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue), Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, FSC Brasil e FSC Internacional.

Durante o ano de 2020 serão desenvolvidas várias atividades para comemorar os 15 anos dessa parceria de sucesso, que pode servir de exemplo para outras organizações e setores.

Além de visitarem a Trilha da Restauração, a equipe da Klabin conheceu a estrutura do Viveiro Jardim das Florestas e do Centro Ambiebtal. Fotos: Arquivo Apremavi.

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest