Ercília e o sonho de ter uma floresta | Mulheres da Restauração

22 abr, 2021 | Notícias

Era o ano de 1996 quando Ercília Felix Leite voltou para casa dos pais, Silveira Felix Leite e Zulmira Guethen Leite, Taió (SC), para cuidar deles. Ela deixou o trabalho na secretaria da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR) e foi trabalhar como professora do ensino fundamental. Recebendo de herança um pequeno terreno, o sonho dela era ter uma floresta. Esse sonho começou a se concretizar em 1997, quando junto com Ewald Heidrich, plantaram as primeiras mudas de árvores nativas. Ercília é uma das parceiras da Apremavi nos projetos de restauração da Mata Atlântica. Ao todo foram plantadas mais de 18 mil mudas de 45 espécies nativas. Ercília estima que com a ação de enriquecimento que ela vem fazendo durante os anos e o próprio processo de regeneração, hoje existam cerca de 30 mil espécimes de flora na área.

Ela conta com muito orgulho que conseguiu realizar o sonho e que esse sonho é um verdadeiro milagre porque está trazendo inúmeros benefícios: “as águas voltaram. Nascentes que estavam secas renasceram e hoje temos uma fartura de água pura que abastece nossa casa, o jardim e o pomar. Além disso tem os animais que ajudam a espalhar sementes de palmito juçara e outras espécies. Têm as abelhas que produzem mel e já colhemos muitos pinhões das araucárias que foram plantadas. Sem falar nos banhos de natureza, que são fundamentais para a saúde. Eu vivo imersa na natureza”, conta Ercília, que hoje divide os cuidados da floresta com o companheiro Roberto Odebrecht.

Dos 20 hectares da propriedade “Pequeno Paraíso” onde Ercília e Roberto moram, 5 são arrozeiras, o restante é área de restauração, jardins e pomares. Ela fala que na comunidade muitos já se inspiraram no exemplo: “mudou muito a nossa comunidade. A vizinhança cultiva jardins, planta árvores e pomares. Do jeito que estava, com destruição, não tinha futuro. Aqui é nosso paraíso”.

Ercília é uma mulher que restaura.

Neste #DiaDaTerra a Apremavi celebra as Mulheres que Restauram compartilhando essa história emocionante de uma verdadeira #PlantadoraDeFlorestas, Ercília Felix Leite. Fotos e vídeo: Arquivo Apremavi.

Mulheres que Restauram

Mulheres que Restauram é uma série realizada pela Apremavi para a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas.

A Década da Restauração de Ecossistemas (2021 – 2030) tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

Autora: Miriam Prochnow

Pin It on Pinterest